Selo Unale
Ricardo Motta defende criação de Campus da UERN em Nova Cruz

05/03/2013

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte irá apresentar um requerimento ao Governo do Estado e a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para a transformação do Núcleo da UERN na Cidade de Nova Cruz em um Campus Universitário. O requerimento atende ao pedido de uma comissão de estudantes da cidade, que participou de uma audiência na Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (05), com a presença da deputada Márcia Maia (PSB).

Atualmente o Núcleo da UERN em Nova Cruz, na Região Agreste do Estado, conta com cerca de 200 alunos nos cursos de Direito e Ciências da Computação. Com a transformação em Campus, o que vai exigir investimentos de R$ 7 milhões anuais, serão ofertadas novas vagas em outras áreas acadêmicas. “Vamos fazer uma solicitação oficial ao Governo do Estado para atender os estudantes da região com a oferta de ensino superior”, garantiu o deputado Ricardo Motta, presidente da Assembleia.
 
Aos 18 anos, Aldo Henrique é estudante do IFRN e almeja conquistar uma vaga na universidade no curso de química. “Somos obrigados a sair da nossa casa, da nossa cidade para estudar e garantir um futuro melhor”, reclamou o estudante durante a audiência.
 
“Não é possível que a Região Agreste seja a única do Estado que não conta nem com Campus da UERN nem da UFRN”, declarou a deputada Márcia Maia (PSB). Segundo o presidente da comissão, Eduardo Vasconcelos, a região necessita também da expansão das atividades da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o que será discutido em reunião com a reitora Ângela Paiva, a ser agendada pela Assembleia Legislativa.
 
Habitação
 
Em outra audiência na manhã desta terça-feira (05), o presidente da Assembleia, o deputado Ricardo Motta, recebeu uma comissão de moradores da invasão Praia Mar, no bairro de Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal. O executivo estadual ganhou na justiça o processo de reintegração de posse das 65 unidades habitacionais invadidas em 2012. A comissão encaminhada pelo presidente do Conselho de Direitos Humanos, Marcos Dionísio, buscou a Assembleia para intermediar uma solução para o conflito com o presidente da Companhia Estadual de Habitação, João Felipe.
 
O presidente da Assembleia, Ricardo Motta, se comprometeu a agendar uma reunião com a governadora Rosalba Ciarlini
para tratar sobre a relocação das famílias, o que poderá ocorrer em parceria com a prefeitura de Natal.
“Estamos aqui em busca do apoio da Assembleia para encontrar uma solução pacifica do impasse. Teve gente que disse que se a polícia chegasse iria resistir e não deixar as casas”, relatou o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Marcos Dionísio.
 
Mãe de três filhos com menos de seis anos de idade, a moradora Jane Fernandes, alega não ter para onde ir. “Não podemos ficar na rua. Precisam resolver o problema da nossa família”, lamentou Jane Fernandes.
 

Acesso Rápido