Selo Unale
Ioga para melhor qualidade de vida e saúde

06/03/2013

 A possibilidade de um melhor condicionamento físico, domínio da respiração e benefício psicológico com o controle mental e a mudança de atitude são alguns dos ganhos de quem pratica a ioga no combate ao estresse gerado pela correria urbana.  A prática milenar de origem indiana, que a cada diz ganha mais adeptos ao redor do mundo, foi o tema da palestra da psicóloga Márcia Jorge, pesquisadora da UFRN, que há mais de 25 anos pratica e estudaa ioga.

            Ela foi a convidada desta quarta-feira (6), na programação da Semana da Mulher que a Assembleia Legislativa está promovendo para as servidoras da Casa. De crianças a idosos, inclusive pessoas com limitações físicas, a ioga não tem contra-indicação. Sua pesquisa no mestrado é focada nos benefícios para mulheres no climatério. Ângela acompanhou por três meses as mudanças que a ioga provocou num grupo de 100 mulheres natalenses da Zona Norte.
Na Casa, a ioga faz parte do programa de bem-estar e Saúde que o parlamento oferece aos seus servidores, com aulas duas vezes por semana. a dentista Ângela Lima Pinheiro, que coordena a atividade,  disse que o feedback é excelente: “As pessoas que praticam se sentem muito bem”, afirmou.
            Durante a palestra, foram ministrados exercícios básicos, demonstrando na prática o que a palestrante explicava. A possibilidade de gerar mudanças externas, como o melhor condicionamento físico e flexibilidade, entre outras e as próprias mudanças internas, nas células e no pensamento, são exemplos da transformação que segundo Márcia, já pode ser sentida no momento dos exercícios.
Segundo a pesquisadora, podemos transformar nossa biologia por meio do que pensamos e sentimos e essa é justamente a proposta da ioga, aliada à filosofia de conduta e ética pessoal. “Um momento depressivo pode fazer muito mal às nossas células e em contrapartida, momentos de alegria fazem um grande bem. Com o tempo,  ioga vai permitir um controle da mente, uma vez que 90% do estresse que as pessoas sentem, é causado por algum pensamento no passado ou angústia com o futuro, sem se focarem no presente”, disse.
Histórico
            Com mais de três mil anos,  a técnica vem se transformando ao longo do tempo, mas mantendo sua essência, que é justamente o domínio do corpo e da mente. Em Natal, segundo a palestrante, vem sendo crescente o número de praticantes. O relaxamento é uma das técnicas mais privilegiadas, embora também seja trabalhada a força e o relaxamento. “O exercício respiratório e o relaxamento vão permitir o equilíbrio interno. Esse aquietamento da mente a pessoa leva depois para o dia-a-dia”, afirmou.
 
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
SEGUNDA – 4 de março
8h às 12h - Verificação de pressão nas portas de acesso à Assembleia Legislativa
10h - Exercícios e práticas de alívio do estresse
13h - Coaching harmonizacional  (atendimento em grupo)
               . práticas e processos de harmonização pessoal
               . ferramentas para auto-regulação(inteligência emocional
TERÇA-FEIRA – 5 de março
8h às 12h - Verificação de pressão nas portas de acesso à Assembleia Legislativa
10h - Palestra “A mulher e a cultura de paz” 
13h - Oficina: Distúrbios do sono
. práticas de relaxamento e introspecção terapêutica

QUARTA-FEIRA – 6 de março
8h às 12h - Verificação de pressão nas portas de acesso à Assembleia Legislativa
10h – Palestra e prática complementar “Yoga”
QUINTA-FEIRA – 7 de março
8h às 12h - Verificação de pressão nas portas de acesso à Assembleia Legislativa
10h - Palestra e prática complementar “Reiki”
 
SEXTA-FEIRA – 8 de março
8h - Café da manhã com o presidente Ricardo Motta
8h às 12h - Verificação de pressão nas portas de acesso à Assembleia Legislativa
8h às 12h – Manicure e maquiagem (por ordem de chegada)
8h às 11h30 - Atendimento e prevenção do câncer de mama (marcação no Setor Médico)
9h - Sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
11h30 - Palestra “Importância do Autoexame”

Acesso Rápido