Parlamentares cobram políticas públicas que beneficiem a população do RN

10/05/2022

O horário dos deputados, da sessão ordinária desta terça-feira (10) da Assembleia Legislativa, foi marcado pela participação dos deputados Vivaldo Costa (PV), Jacó Jácome (PSD), Dr. Bernardo (PSDB) e Tomba Farias (PSDB). Na pauta, a morte repentina do ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio, a criação da Frente Parlamentar Evangélica, a aprovação do Projeto de Lei no senado que isenta o pagamento de IPVA das motos de até 170 cilindradas em todo País e as dificuldades enfrentadas pelos pacientes que necessitam de amputação no RN.

O primeiro a usar o horário foi o deputado Vivaldo Costa, que lamentou a morte repentina de Paulo Emídio, aos 59 anos. "Ele era uma pessoa profundamente amada pelo povo da sua cidade. Fez história no município onde governou e em São Fernando. Teve a trajetória voltada, principalmente para os mais pobres. Deixa saudades", disse emocionado.

Na sequência o deputado Jacó Jácome apresentou o Projeto de Lei que cria a  Frente Parlamentar Evangélica na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. "Já somos 31% da população. Aqui no Estado chegamos a 480 mil pessoas que congregam em alguma igreja Evangélica. Essa Frente servirá para dar voz a esse segmento, fortalecendo as atividades e promovendo o bem comum", justificou.

Jacó Jácome convocou os pares a se somarem nesse projeto. "É preciso que tenhamos, pelo menos, cinco assinaturas para que essa Frente venha a existir nessa Casa. Convoco os meus colegas deputados a se somarem a essa causa", convocou.

Já o deputado Dr. Bernardo usou a tribuna para celebrar a aprovação, no Senado, do Projeto de Lei que isenta todas as motocicletas abaixo de 170 cilindradas do pagamento do IPVA. "Já apresentamos um projeto parecido aqui no Estado, porém não saiu do papel. Agora com a aprovação no senado, estamos felizes", comemorou.

Em seu discurso Dr. Bernardo clamou a bancada federal do Estado para que os mesmos apresentem soluções para mais de 1 milhão de pessoas que estão aguardando perícia médica do Instituto de Seguridade Social (INSS).

"Isso é um absurdo. Essas pessoas precisam desses valores para sobreviver. E o pior: quando conseguem a grande maioria tem seu pedido rejeitado. Precisamos que nossa bancada federal faça alguma coisa por essas pessoas que estão passando por necessidade", pediu.

Encerrando o horário destinado aos deputados, Tomba Farias cobrou do Governo do Estado a adoção de políticas públicas que melhorem o atendimento, nos hospitais estaduais, aos pacientes que necessitam de amputação de membros.

"Isso é o cúmulo da falta de humanidade. Tem gente aguardando para ter o direito de amputar um membro. A situação já não é fácil e a demora, em casos como esses, pode ser fatal. Até quando vamos ver pessoas nessa situação?", questionou ao cobrar providências urgente para a problemática.