Selo Unale
Cristiane Dantas chama atenção do Estado para combate de arboviroses

18/05/2022

Preocupada com o aumento no número de casos de arboviroses no Rio Grande do Norte, incluindo dengue, Chikungunya e Zika, a deputada Cristiane Dantas (SDD) fez pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (18), para chamar a atenção das autoridades em relação às medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador dessas doenças e falou ainda sobre a importância dos carros fumacê. Ela apresentou dados sobre os números registrados no RN. Até o momento, foram notificados 4.784 casos de dengue, 1.719 casos de Chikungunya e 368 de Zika.

Cristiane Dantas lembra que “estamos vivenciando uma epidemia” e que mesmo diante dessa situação, apenas quatro dos 15 carros fumacê da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) estão operando em todo o estado. Onze carros estão quebrados. “Casos graves estão acontecendo, pessoas estão morrendo e o carro é um dos principais instrumentos de combate ao Aedes Aegypti”, pontuou Cristiane.

A deputada lembra ainda a realidade das unidades de saúde que estão lotadas de casos de dengue hemorrágica, que “além de ser um caso mais grave da doença, ainda deixa sequelas”. A situação das escolas também foi citada pela parlamentar. “Temos focos do mosquito em escolas, relatos de professores se ausentando e alunos faltando aulas por causa dessas arboviroses”, completou.

Para reforçar o combate à epidemia, Cristiane Dantas apresentou um requerimento ao Governo do Estado solicitando a manutenção urgente e ampliação da frota dos carros fumacê. “Além da quantidade desses carros quebrados, o que tem disponível na Sesap é insuficiente para cobrir todos os municípios, o que piora consideravelmente a luta contra a atual epidemia”, reforçou a parlamentar, frisando que se trata de uma questão grave de saúde pública.

Álbum de fotos

Acesso Rápido