Selo Unale
Projeto de Eudiane Macedo que garante cuidados aos idosos é aprovado na ALRN

18/05/2022

Foi aprovado pela Assembleia Legislativa do RN o projeto de lei da deputada Eudiane Macedo (PV), instituindo a campanha “Idosos Órfãos de Filhos Vivos”, a ser realizada no mês de outubro, a respeito da orientação e conscientização sobre o dever de cuidado aos idosos e suas consequências.

"A orfandade de pais idosos de filhos vivos, física e emocional, mostra cada vez mais a individualização que existe na nossa sociedade. É um tema pouco falado e precisa de visibilidade", explicou a deputada estadual Eudiane Macedo.

Outubro foi escolhido por ser o mês internacional do idoso, com objetivo de sensibilizar a população e, especialmente, os estudantes, em instituições públicas e privadas, quanto à necessidade do cuidado com os idosos, uma vez que as consequências sociais e psicológicas dos idosos abandonados possuem implicação direta na sua saúde e bem-estar.

Os artigos 229 e 230 da Constituição da Repu´blica de 1988 e também o Estatuto do Idoso estabelecem que os filhos maiores te^m o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, care^ncia ou enfermidade; como tambe´m de defender sua dignidade e bem-estar. Dever este que é igualmente da sociedade e dos poderes públicos constituídos.

Estudos apontam que até 2050, a população idosa vai triplicar no Brasil, correspondendo ao número de 66,5 milhões de pessoas idosas e em 2030 haverá mais brasileiros com mais de 60 anos do que crianças de até 14 anos.

"Diante desses dados, é preciso mudar as políticas públicas de saúde, de assistência social, de previdência e, principalmente, mudar essa cultura em relação aos cuidados e inclusão das pessoas idosas. Esperamos contribuir de algum modo para ampliar o debate e sensibilizar a sociedade como um todo sobre esse problema", concluiu Eudiane Macedo.

Acesso Rápido