Assembleia Legislativa realiza sessão solene alusiva à abertura dos Festejos Juninos no RN

03/06/2022

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou na manhã desta sexta-feira (03) uma sessão solene alusiva à abertura dos festejos juninos no Estado. A proposição partiu da deputada estadual Eudiane Macedo (PV). O evento reuniu representantes de diversas quadrilhas juninas potiguares.

“A nação quadrilheira de todo o RN estava muito ansiosa por tudo isso, a chegada do melhor período do ano. A celebração da nossa cultura mais genuína, nordestina: o nosso São João. Uma celebração que ganha novos significados, após tudo o que passamos. Uma celebração também da vida”, disse Eudiane durante seu discurso na solenidade.

A parlamentar relembrou sua própria história como quadrilheira – a deputada dançou quadrilha durante sete anos -, relatou as dificuldades e preconceitos enfrentados por quem se dedica à arte e relembrou que tem capitaneado o debate sobre o tema desde que entrou para a vida pública. “Todo esse amor e respeito que tenho pela cultura junina é parte de quem sou e não poderia ter sido diferente, trouxe para o nosso mandato desde o dia em que pisei pela primeira vez na Câmara Municipal de Natal e aqui na Assembleia Legislativa”, disse.

Por meio do mandato parlamentar, Eudiane relembrou a aprovação da Lei Estadual das Escolas Abertas aos grupos juninos e o Dia Estadual do Quadrilheiro Junino, celebrado no dia primeiro de junho. Ainda como vereadora de Natal, a atual deputada conseguiu destinar recursos no orçamento municipal para os grupos juninos, e ainda aprovou na Câmara o Dia Municipal o Quadrilheiro Junino e a Lei Municipal das Escolas Abertas.

Durante a solenidade, diversas personalidades que se dedicam aos festejos juninos foram homenageadas. Entre elas, o quadrilheiro Marcos Fé, que teve a oportunidade de discursar em nome de todos os demais. “Quero agradecer pela oportunidade, é um prazer estar aqui, são todos dignos, agradecer pela deputada fomentar políticas públicas a favor das quadrilhas juninas, dando uma visibilidade a este trabalho que é muito importante para o movimento junino. A cultura transforma vidas e continuará assim enquanto cada um de nós puder manter esta tradição viva”, disse o homenageado.

O evento contou com as presenças do coordenador de articulação da Fundação José Augusto, Aluízio Matias, representando a governadora Fátima Bezerra (PT), e do presidente de honra da Federação Cultura Junina do RN, Nicolau Fernandes.