Selo Unale
Deputada Larissa Rosado cobra instalação de UTI pediátrica em Mossoró

02/04/2013

A deputada Larissa Rosado (PSB) manifestou preocupação com a crise na saúde em Mossoró, referência de atendimento para toda a Região Oeste, que não conta com Unidades de Tratamento Intensivo voltadas para o público infantil. O pronunciamento foi motivado pela morte de uma criança, Joice Duarte, de um mês, vítima de pneumonia, na semana passada.

“Eu sou mãe de três filhos, entre eles o caçula de apenas três meses e fiquei chocada com essa situação. A equipe medica do Tarcísio Maia fez o possível, elogio o esforço. Como cidadã e representante do povo não posso me calar. Essa morte poderia ser evitada com a instalação da UTI pediátrica e não é por falta de cobrança nem de previsão orçamentária”, declarou Larissa Rosado.
 
A deputada incluiu no Orçamento de 2012 emenda no valor de R$ 600 mil para a instalação de UTIs pediátricas em Mossoró. “A ONU estabelece como parâmetro a morte de 20 crianças para cada grupo de 100 mil. Em Mossoró, segundo o IBGE, morrem 75 crianças para cada 100 mil. É a segunda cidade no Rio Grande do Norte, onde morrem mais crianças. Uma situação preocupante”, argumentou.
 
Em aparte ao pronunciamento, o presidente da Assembleia, o deputado Ricardo Motta (PMN) informou que irá promover uma audiência pública sobre a saúde no RN, reunindo os representantes do executivo e do Ministério Público, para debater inclusive a criação de um Hospital da Mulher para Natal. “Estive conversando com o Dr. Kleber Morais e vamos promover audiência publica para debater a criação do hospital. Recentemente o ministro da saúde esteve aqui e se comprometeu a ajudar o Estado a promover melhorias na saúde”, complementou.
 
A deputada Larissa Rosado acionou a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa para intermediar contato com o Governo do Estado para executar o orçamento. “Não podemos deixar que uma cidade do porte de Mossoró não atenda as necessidades das suas crianças”, finalizou.  
 

Acesso Rápido