Selo Unale
Cristiane ressalta papel do Hospital Varela Santiago e cobra renovação de convênio

28/06/2022

“Vocês acham importante termos na rede pública de saúde um hospital filantrópico, 100% SUS, referência em atendimento e cirurgias pediátricas de alta complexidade no Rio Grande do Norte?”. Foi com esse questionamento que a deputada Cristiane Dantas (SDD) abriu seu pronunciamento na manhã desta terça-feira (28), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa. Fazendo referência ao Hospital Varela Santiago, a parlamentar lamentou a não renovação de convênio do Governo do Estado para a destinação de recursos para a unidade.

“Eu acredito que todos concordam com a relevância social que o hospital filantrópico tem para o Estado. Uma instituição centenária que é responsável por mais de 80% do atendimento de alta complexidade pediátrica do RN. Infelizmente, mesmo com atendimentos tão expressivos, o Governo não considera essa instituição prioridade para nossas crianças. Mais uma vez não renovou o convênio com o hospital para a destinação dos recursos essenciais para a instituição”, lamentou Cristiane.

A parlamentar destacou enquete nas suas redes sociais em que abordou esse assunto e o fechamento do Núcleo de Tratamento de Crianças com Obesidade. De acordo com ela, a resposta dos participantes foi unânime. “Um descaso e um retrocesso do Governo do Estado. Para além de uma cobrança política, faço esse apelo pela renovação do convênio também como voluntária do hospital e ainda como parlamentar que destina anualmente emendas parlamentares para o custeio do hospital”, disse.

Segundo dados citados por Cristiane, a unidade presta mensalmente cerca de 1,7 mil consultas, com a realização aproximada de 1,2 mil exames de imagem e 465 internamentos. Em relação ao núcleo de tratamento às crianças obesas, de acordo com ela, foram prestadas 8 mil consultas até hoje, registrando um índice de redução de peso em 92% dos pacientes.

“Por que o Governo do Estado penaliza essas crianças que precisam de atendimento especializado com alta complexidade? Por que penaliza tantas mães que sofrem com a ameaça de falta de assistência e continuidade do tratamento de seus filhos? Para completar todo o descaso, vem o fechamento do núcleo de tratamento às crianças com obesidade. Sabemos que é a obesidade é uma doença que se não tratada na infância causa vários impactos futuros na vida dessas pessoas. É essencial que o Governo renove o convênio para que a instituição possa continuar prestando um serviço de qualidade”, concluiu Cristiane.

Álbum de fotos

Acesso Rápido