Deputados destacam cinquentenário do Método Paulo Freire

03/04/2013

Há 50 anos a cidade de Angicos, localizada a 194 km de Natal, recebeu o educador Paulo Freire para desenvolver o projeto piloto de alfabetização de adultos. O marco histórico na educação do Rio Grande do Norte foi lembrado pelo deputado Leonardo Nogueira (DEM) na sessão plenária desta quarta-feira (03), por ocasião das festas comemorativas pelo cinquentenário.

No dia 02 de abril de 1963 ocorreu a entrega dos diplomas com a presença do presidente João Goulart. Na época a cidade tinha nove mil habitantes, sendo 75% moradores na zona rural. O método alfabetizou cerca de 300 pessoas. “O método Paulo Freire é elogiado e copiado em muitos países até hoje, contemplando os adultos que não tiveram oportunidade de ter o direto de cidadania tão importante para o ser humano”, disse.

O deputado Leonardo Nogueira irá participar na tarde desta quarta-feira de uma sessão solene promovida pela Câmara Municipal de Angicos, que também contará com a presença do deputado Walter Alves (PMDB). O pmdebista relembrou, durante a sessão, o papel do então governador Aluísio Alves na defesa da educação potiguar. “É sempre bom rememorar o passado para pensar no presente e principalmente no futuro. Meu tio avó, Aluísio Alves, foi empreendedor ao trazer Paulo Freire para o Rio Grande do Norte”, destacou Walter Alves.

O Governo do Estado decretou 2013 como o Ano Paulo Freire da Educação do RN. “O método trouxe esperança de um mundo melhor, com mais justiça. A esperança foi umas das marcas do método que elevou a autoestima dos adultos até então analfabetos”, complementou.

Paulo Freire

O método Paulo Freire é dividido em três etapas. Na etapa de Investigação, aluno e professor buscam, no universo vocabular do aluno e da sociedade onde ele vive, as palavras e temas centrais de sua biografia. Na segunda etapa, a de tematização, eles codificam e decodificam esses temas, buscando o seu significado social, tomando assim consciência do mundo vivido. E no final, a etapa de problematização, aluno e professor buscam superar uma primeira visão mágica por uma visão crítica do mundo, partindo para a transformação do contexto vivido.

Nascido no Recife, Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Ele morreu em maio de 1997, e no ano passado foi declarado patrono da educação brasileira.