Selo Unale
Assembleia discute efeitos da pandemia na prevenção do câncer de cabeça e pescoço

13/07/2022

A Assembleia Legislativa vai realizar nesta quinta-feira (14), às 14h, uma audiência pública sobre "Os efeitos da pandemia no diagnóstico e tratamento do câncer de cabeça e pescoço no RN". A discussão, proposta pela deputada Cristiane Dantas (Solidariedade), ocorre dentro da campanha “Julho Verde”, realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

A deputada é autora da Lei nº 10.132/2016 que insere a campanha “Julho Verde” no calendário oficial do Estado. A proposta do debate é discutir com especialistas e representantes da saúde pública a melhoria no acesso dos pacientes aos exames de diagnóstico preventivo da doença. Segundo a parlamentar, a pandemia trouxe efeitos negativos com o acúmulo de solicitações de exames e atraso na realização de cirurgias e nos tratamentos.

"A audiência é uma forma chamar a atenção para esse problema e buscar meios de reduzir a lista de espera por exames e cirurgias de pacientes com suspeita de câncer de cabeça e pescoço. Houve um prejuízo durante a pandemia, mas precisamos avaliar meios de sanar isso", disse Cristiane Dantas.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima o registro de 36.620 novos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil, sendo 19.480 em homens e 17.140 em mulheres. Entre os tipos detectados, o câncer de boca é o primeiro mais frequente, seguido do câncer de laringe e do câncer de tireóide.  

O debate ocorrerá no auditório Deputado Cortez Pereira. Foram convidados representantes médicos especialistas em cirurgia de cabeça e pescoço, fonoaudiólogos, Ministério Público, representantes das secretarias estadual e municipais de saúde do Rio Grande do Norte, além de membros do setor médico da Assembleia Legislativa e pacientes laringectomizados.

Acesso Rápido