Vivaldo Costa defende políticas públicas para pacientes psiquiátricos

17/08/2022

Terceiro orador na sessão plenária híbrida desta quarta-feira (8), o deputado Vivaldo Costa (PV) voltou a reforçar sua defesa no investimento em políticas públicas para os pacientes psiquiátricos. O parlamentar é autor do projeto de lei do qual se originou o projeto, já sancionado pela governadora Fátima Bezerra, denominado “A vida fala mais alto”, de prevenção ao suicídio.

O parlamentar está otimista em relação às políticas públicas para a saúde mental no RN. “Depois de muitos anos, transformamos em lei o projeto ´A vida fala mais alto`, para tratar com dignidade o doente mental”, comemora.

“Minha luta como homem público foi inteiramente dedicada à saúde, principalmente do povo de Caicó, durante minha vida inteira, como médico e como político, pois sou da época em que não havia SUS e as pessoas eram muito pobres, indigentes e precisavam do apoio e do socorro daqueles médicos, mais dedicados à pobreza”, afirmou.

O deputado relembrou o trabalho pioneiro realizado por ele, médico recém- formado, em Caicó, quando montou uma equipe para atender aos pacientes psiquiátricos na cidade e região. Na época, sua atuação foi fundamental para reabrir a unidade hospitalar hoje denominada Hospital Regional, que passou 15 anos de portas fechadas.

“Sempre tive preocupação como médico e como homem público voltado para a saúde mental. O problema mais grave, sem dúvida nenhuma, é o problema relacionado à saúde mental, desprezada, relegada e foi assim em Caicó, há 50 anos, quando encontrei o Hospital Regional de portas fechadas”, lamentou o deputado.

Vivaldo relatou que na época os pacientes morriam à míngua. “Com uma equipe de voluntários reabrimos o hospital com foco na saúde mental, foi quando convidei o médico Rubens Santos e ele iniciou um tratamento dentro do hospital geral, com o que existia de mais moderno na medicina da época, a exemplo do modelo adotado no Rio Grande do Sul, aonde ao invés do isolamento, o paciente era levado para o Hospital Geral”, relembrou.