Selo Unale
Cristiane Dantas alerta para prevenção ao câncer infantojuvenil e ao suicídio

01/09/2022

Tendo em vista o início do mês de setembro, período que marca as campanhas de prevenção ao câncer infantojuvenil e ao suicídio, a deputada Cristiane Dantas (SDD) chamou a atenção para a importância da promoção de ações voltadas à conscientização, debate e divulgação do tema. Em pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (1), a parlamentar alertou para o início do ‘setembro dourado’ e ‘setembro amarelo’.

“A campanha nacional do setembro dourado acende um alerta sobre a gravidade do câncer infantojuvenil com o objetivo de chamar a atenção de pais e responsáveis para possíveis queixas e sinais precoces da doença em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. O câncer é, no Brasil, a principal causa de óbito por doença nesta faixa etária, somando cerca de 8% do total de mortes, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca)”, disse Cristiane.

Segundo ela, o principal desafio para o combate ao câncer infantojuvenil é o diagnóstico precoce. “É nesse ponto onde entra a importância de falar sobre o assunto e disseminar campanhas como o setembro dourado, que no RN é lei de iniciativa do nosso mandato”, observou.

Citando também o setembro amarelo, mês de conscientização pela valorização da vida e prevenção do suicídio, Cristiane alertou para o crescimento de casos de ansiedade e depressão durante a pandemia. Em Natal, o atendimento de pessoas com algum transtorno mental cresceu mais de 32% desde 2018. “O cuidado com a saúde mental e a nossa cobrança por políticas públicas com melhor acesso da população aos psicólogos e psiquiatras é contínua. infelizmente o que vemos é uma política de fechamento de leitos de saúde mental. Sabe quantos leitos existem para todo Estado? apenas 112”, revelou ela. 

Na ocasião, a parlamentar lembrou as audiências públicas que promoveu em 2017 e 2018 na Casa Legislativa, “cobrando efetividade do Governo para o combate ao suicídio. Então, é necessário falarmos sobre o cuidado com a saúde mental. levar esclarecimento, conscientização de que depressão é doença, não é frescura”, concluiu Cristiane.

Álbum de fotos

Acesso Rápido