Selo Unale
Escola da Assembleia participa de encontro da ABEL na 25ª Conferência da Unale

09/11/2022

O diretor da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN) e vice-presidente das Escolas Legislativas do Brasil e de Contas (ABEL), João Maria de Lima, participou na manhã desta quarta-feira (09), da abertura de mais um encontro da ABEL, realizado na 25ª edição da Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que acontece entre os dias 09 e 12 de novembro, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (Região Metropolitana do Recife).

“A 25ª Conferência da Unale é um evento muito importante para as Escolas Legislativas e, sobretudo para a ABEL que a realiza o seu 36° Encontro e, nós como vice-presidente da Associação nos sentimos lisonjeados por fazer parte nesse momento tão importante na educação legislativa no Brasil, educação essa que completou 30 anos. Então estamos aqui representando a Escola da Assembleia do Rio Grande do Norte que tem um trabalho de destaque no cenário nacional e recentemente foi honrada com dois prêmios da Associação Brasileira”, comemora o diretor.

Após a apresentação dos participantes, o evento iniciou com a palestra “Desafios e Oportunidades na pós-graduação a distância: o Caso do ISC-TCU”, com o Chefe do departamento de pós-graduação do Instituto Serzedello Corrêa do TCU, Clemens Santos.

Em seguida, o coordenador-geral o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB)/ Interlegis do Senado Federal, professor Luís Fernando Pires Machado, debateu sobre a educação legislativa e o uso das tecnologias.

“A Educação Legislativa, no uso das tecnologias que nós estamos vivendo aqui como emergentes, facilita a interação virtual daqueles que conseguem identificar o objeto de aprendizagem que é colocado à disposição pelos professores e mediadores, por isso, o uso da tecnologia na Educação Legislativa é de fundamental importância e não tem mais volta. E vejam, antes fazíamos aquele contato corpo a corpo do professor e aluno em sala de aula, hoje, fazemos no olho no olho nos ambientes virtuais de aprendizado”, explana o professor.

Na parte da tarde, o presidente da ABEL, Florian Madruga e representantes da Unale debateram sobre a Rede de Ensino Legislativo.

25º UNALE
Com a participação de deputados, servidores públicos e conferencistas, a Unale sendo o maior congresso parlamentar da América Latina, trouxe este ano o assunto “Rumos do Parlamento do Futuro”.

Temas como “A Consultoria Legislativa em tempos de conectividade 5G”, “O futuro tecnológico e seus impactos para o papel dos legisladores estaduais” e “A experiência do servidor como fator determinante para a melhoria das entregas a` sociedade”, entre outros, estarão no centro dos debates. Os painéis serão dirigidos por especialistas, parlamentares, ministros, assessores, servidores legislativos, técnicos, delegações internacionais.

O encontro nacional é organizado anualmente pela entidade e conta com o apoio das 27 Assembleias Legislativas do país e de organizações ligadas ao Parlamento Estadual. O objetivo do evento é promover o intercâmbio de ideias e discutir propostas que promovam a melhoria e o desenvolvimento da sociedade.

Acesso Rápido