Comissão de Educação aprova projeto que institui o Dia do Geoparque Seridó

17/11/2022

Os deputados que integram a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo (CECTDSMAT) da Assembleia Legislativa aprovaram o projeto que institui, no calendário oficial de eventos do RN, o Dia Estadual do Geoparque Seridó, a ser celebrado anualmente no dia 13 de abril.

A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (17). O projeto é de iniciativa do deputado Francisco do PT e contou com relatoria da deputada Isolda Dantas (PT).

O Geoparque Seridó foi reconhecido este ano como um território de relevância mundial pela Unesco. Compreende uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados em seis municípios do Seridó potiguar: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas. A unidade entrou para a lista de 177 Geoparques Mundiais da organização.

Também relatado pela deputada Isolda, a Comissão de Educação aprovou o projeto da deputada Cristiane Dantas (SDD) que reconhece a festividade Mossoró Cidade Junina como patrimônio imaterial, histórico, cultural e turístico do RN e o que institui no calendário de eventos do RN a Semana Estadual da Conscientização sobre o Acolhimento Familiar.

Do deputado Hermano Morais (PV) foi aprovado o projeto que denomina a rodovia estadual 023 de Rodovia Governadora Wilma Maria de Faria. De iniciativa do deputado Kelps Lima (SDD) foi aprovado o projeto que dispõe sobre a regulamentação da prática esportiva eletrônica no RN.

Projeto do Subtenente Eliabe (SDD), também aprovado na reunião de hoje, declara o padre Tiago Theisen como patrono da educação infantil no RN. Além destes, outros projetos foram aprovados na Comissão, como o do deputado Vivaldo Costa (PV) que institui o Dia Estadual de Conscientização da Doença de Parkinson.

O deputado Gustavo de Carvalho (PSDB) é o autor do projeto, também aprovado hoje, que dispõe sobre a criação do Programa Prioridade Absoluta – O ECA vai à Escola”, no âmbito das escolas públicas. Projeto do então deputado Michael Diniz (SDD) que cria o Dia Estadual do Orgulho Cristão no RN também teve aprovação.

Foram aprovados à unanimidade também os projetos: da deputada Cristiane Dantas que estabelece aos hospitais públicos e privados procedimentos relacionados à humanização do luto materno e parental; o do deputado Galeno Torquato (PSDB), que institui a Festa do Camarão no calendário oficial de eventos; o do deputado George Soares (PV), que declara como patrimônio cultural , material, histórico e religioso do RN a Festa de Nossa Senhora da Conceição, de São Rafael; e o do subtenente Eliabe (SDD), que institui o Dia do Guarda Municipal.