Deputados se reúnem para discutir providências no combate à seca

12/04/2013

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN) convocou uma reunião com as bancadas federal e estadual para tratar exclusivamente das demandas, questões e soluções voltadas para a seca. A reunião de trabalho será na próxima segunda feira (15) às 11h, na ALRN e terá a presença do presidente da Câmara, deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), além de secretários de Estado e convidados representantes de instituições.

Os parlamentares vão avaliar, entre outras questões, as pendências que existem quanto às obras e liberação de recursos para o RN e que podem amenizar a grave situação dos produtores no interior do Estado. O presidente Ricardo Motta vai conduzir a reunião, apresentar os pleitos e pedir a intercessão do presidente da Câmara para agilizar a tramitação.
Entre as obras pendentes no RN estão as do PAC Seca, com R$ 75 milhões que ainda não foram liberados para obras de adutoras e recuperação de barragens. Ricardo Motta foi informado que será feito um convênio com o governo do RN e a liberação dos recursos será  demorada.
Outra reivindicação é com relação aos R$ 14 milhões do Ministério da Integração Nacional destinados à instalação de poços. Apesar dos recursos estarem liberados desde o início de novembro de 2011, ainda não foram repassados para concluir a perfuração e postos em funcionamento os 65% que ainda faltam ser instalados. O RN tem 1.300 poços entre solicitados e já perfurados e 847 prontos para serem instalados.
Na pauta da reunião,os parlamentares também vão tratar dos recursos da barragem  Poço de Varas, em Coronel João Pessoa, orçada em R$ 24 milhões, com capacidade para 28 milhões de metros cúbicos e que irá  perenizar parte do rio Apodi/Mossoró e da adutora expressa Apodi Pau dos Ferros com 75 km de extensão.
O deputado Ricardo Motta já havia anunciado a decisão da Assembléia Legislativa de criar um grupo de trabalho, com a participação de segmentos do setor produtivo, empresários e trabalhadores, e de instituições governamentais e bancos oficiais envolvidos com a problemática da seca, a fim de agilizar ações e criar um fórum permanente de debate sobre a região do semiárido.
"Diariamente, ouvimos relatos de deputados sobre a situação de dificuldades que se apresenta em todo o Estado decorrente da seca. Fomos procurados por representantes de entidades ligadas ao homem do campo, aos produtores rurais e resolvemos encampar essa luta. A luta não somente em favor de ações emergenciais, mas de ações estruturantes em três frentes: financiamento, água e alimento para o rebanho. Estamos dando mais um passo importante, no sentido de reunir as forças do Poder Legislativo Estadual e da nossa bancada federal, e conseguirmos a agilização de liberação de recursos e efetivação de medidas que possam melhorar a nossa convivência com a seca", afirmou o deputado Ricardo Motta.