Gestores da Câmara Municipal de Dr. Severiano recebem Capacitação Profissional em Oratória

23/03/2023

O projeto Conexão Parlamento, da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN), continua pela região do Alto Oeste Potiguar levando educação, conhecimento e aprendizado. Nesta quarta-feira (22), foi a vez da cidade de Dr. Severiano, a 414 quilômetros de distância da capital do estado, receber o curso de capacitação profissional em Oratória, ministrado pela jornalista Renata Passos.

“Essa é a primeira vez que venho ao município de Dr. Severiano e estou bem satisfeita por ter dividido meus conhecimentos com uma turma tão interessada, atenta e participativa. Um público bem diversificado esteve presente demonstrando interesse em se capacitar profissionalmente por meio da Oratória”, comemora a professora.

Técnicas de apresentação, postura corporal e entonação de voz foram alguns dos pontos abordados pela professora na aula. Além disso, os alunos puderam praticar as lições, com diversas dinâmicas.
Para o presidente da Câmara, Francisco Juraci, o curso foi fundamental para que os participantes pudessem aprender a se comunicar com efetividade. “O projeto Conexão Parlamento tem sido uma importante iniciativa da Escola da Assembleia, trazendo cursos e treinamentos de extrema importância ao interior do RN”, ressaltou.

A vereadora Alvaneide Bessa acredita que para os gestores públicos, a habilidade na Oratória é ainda mais relevante, uma vez que esses precisam se expressar de forma clara e efetiva para a população. “A aula foi muito importante e proveitosa, pois mostrou que a habilidade de falar em público também é fundamental para lidar com diferentes situações do dia a dia”.

Além disso, a comunicação clara e assertiva também é uma forma de aumentar a confiança e autoestima dos gestores públicos. “Com mais confiança em sua habilidade de se comunicar, esses profissionais se tornam mais efetivos em suas funções e podem ter um impacto positivo na comunidade que atendem”, complementa Renata Passos.

Mas não foram apenas os gestores públicos que se beneficiaram com a capacitação. Jovens, como o aluno Rêmulo Batista, também tiveram a oportunidade de aprender a se expressar e se comunicar melhor. “O curso foi extremamente produtivo. Só tenho a agradecer a professora Renata por esses aprendizados que levarei pra minha vida. Aprendi que a Oratória pode ser uma ferramenta poderosa para me destacar no mercado de trabalho e na vida pessoal”, torce Rêmulo.

Para o diretor da Escola da Assembleia do RN, professor João Maria de Lima, a educação deve ser, acima de tudo, um despertar da autoconsciência para a transformação da sociedade e de seus membros, e para isso, a Assembleia Legislativa não mede esforços nem distância para levarmos capacitação e conhecimento. “A Educação é uma das principais bandeiras do presidente Ezequiel Ferreira que nos deu a missão de promover o desenvolvimento educacional em todas as regiões do estado”, finaliza.