Conexão Parlamento encerra primeira jornada de capacitação em Oratória em Marcelino Vieira

27/03/2023

Durante a última semana, a equipe da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN) esteve na região do Alto Oeste Potiguar, levando educação, conhecimento e aprendizado, por meio do projeto Conexão Parlamento, que tem um papel fundamental na educação legislativa.

Na quinta-feira, 23/03, a cidade de Marcelino Vieira recebeu o curso de Oratória. Estiveram presentes vereadores, agentes públicos e população em geral. Este foi o último município da região do Alto Oeste a receber o treinamento. “Com o plenário cheio, estamos muito felizes em receber o treinamento de uma temática tão importante como é o de Oratória”, afirmou o diretor da Escola Legislativa, Adriano Lopes.

A aula, com carga horária de 8h, teve como objetivo capacitar os participantes a se expressarem de maneira clara e persuasiva, seja para apresentações em público ou em reuniões de trabalho. “Foi um momento bem especial estar com pessoas participativas e interessadas. Apresentei técnicas para ajudar a falar bem e em público, também expliquei que Oratória não é um dom, é uma habilidade essencial em qualquer área da vida, além de ser fundamental para que os agentes públicos e sociais se sintam preparados, para se expressar de maneira clara e eficiente", explicou a ministrante Renata Passos.

Segundo o presidente da Câmara, o vereador Antônio Juzelândio, mais conhecido como Chinô, o curso de Oratória é uma oportunidade valorosa para que os vereadores e pessoas da comunidade se preparem para um diálogo mais claro. "Um vereador precisa saber se expressar bem para defender os interesses da população. Esse curso vai nos ajudar a melhorar nossa capacidade de comunicação”, disse.

A experiência dos participantes foi bastante positiva. Muitos destacaram que o curso foi muito útil para melhorar a capacidade de se comunicar em público. "Eu sempre senti dificuldades para falar em público. Com o curso, aprendi técnicas para controlar o nervosismo e me expressar melhor", disse a aluna Alissandra Oliveira.

O projeto Conexão Parlamento já capacitou, desde 2019, milhares de pessoas em diversas cidades do Rio Grande do Norte e tem sido muito bem recebido pelos participantes. “Nosso objetivo com esse projeto é levar informação e conhecimento sobre formação política, cidadania e capacitação pessoal e profissional, a diversas regiões do RN, promovendo ciclos de debates, palestras e cursos dos mais diversos temas. Isso, reflete na sociedade, que é beneficiada com as ações que resgatam valores de cidadania e humanizam o serviço público”, finaliza o diretor da Escola Legislativa do RN, João Maria de Lima.