“Educação Legislativa e Cidadania nas Escolas” foi tema na XXII Marcha dos Vereadores

28/04/2023

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte ((ALRN) esteve representada em Brasília, durante esta semana. O diretor da Escola da Assembleia (EALRN), João Maria de Lima, foi convidado para participar da XXII Marcha de Vereadores, que aconteceu no Opera Hall, na capital do Distrito Federal.

“Conhecer nossos direitos e deveres é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, esses foram os primeiros pensamentos do diretor da Escola da EALRN, que também é presidente da Associação Potiguar das Escolas Legislativas (ASPEL) e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e Contas (ABEL). O educador potiguar já fomentou a criação de quase 80 Escolas Legislativas no Rio Grande do Norte.

No evento, o diretor proferiu uma palestra sobre o tema Educação Legislativa e Cidadania nas Escolas do Brasil. “Educação e cidadania nunca se separam. É por isso que lutamos e é nisso que acreditamos. Esse foi o tema de minha palestra na maior Marcha dos Vereadores da história. Agradeço o convite da União dos Vereadores do Brasil. A educação será sempre a melhor forma de evolução”, celebrou o diretor.

A Roda de Leitura, promovida pela Biblioteca do Senado, foi outro importante evento que o diretor da EALRN participou. O encontro é realizado sempre na última quinta-feira de cada mês, aberta a todos os que têm interesse em participar. Um convidado esmiúça a obra e a carreira de um autor específico, abrindo espaço para conversa com os demais presentes. Os debates são gravados e o conteúdo original é veiculado como episódio extra do podcast do programa Autores e Livros, disponível na página da emissora na internet.

Nesta semana os convidados foram Luiz Fernando Pires Machado, diretor do Interlegis, e o professor João Maria de Lima. Eles conversaram sobre a publicação existente no acervo, Legística: A Lei que ensina a fazer lei.

Além da participação na XXII Marcha dos Vereadores e na Roda de Conversa, o professor cumpriu uma agenda extensa na cidade, com o objetivo de fortalecer os laços educacionais para a Instituição Acadêmica Potiguar. Ele esteve no Setor de Editoração do Senado Federal para solicitar livros para os projetos de educação cidadã; visitou a Câmara Federal; reuniu-se no Interlegis com o coordenador Luís Fernando Pires, Florian madruga, com o diretor da Escola da Câmara de Recife, vereador Zé Neto, no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).