Secretário estadual de Saúde presta contas da gestão à Comissão de Saúde e garante presença em novas reuniões

06/06/2013

O secretário estadual de saúde, Luiz Roberto Fonseca, participou de reunião extraordinária da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, convocada pelo deputado Leonardo Nogueira, para prestar esclarecimentos relativos às decisões da atual gestão da Secretaria Estadual da Saúde Publica (Sesap) que implica na mudança de perfil dos hospitais geridos pelo governo do estado e para debater sobre o relatório operacional realizado nos 24 hospitais regionais do Rio Grande do Norte e apresentado no final do mês de maio.

O titular da saúde apresentou a situação da pasta e destacou que o número de 24 hospitais geridos pelo governo do estado só é inferior se comparado com o de estados como São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. "O Ceará, por exemplo, possui apenas três hospitais estaduais. Apesar desse número, se sairmos dos oito hospitais principais, os mais demandados, os outros 16 possuem completa incapacidade de resposta por falta de condições", reconheceu.

O deputado e presidente da Comissão de Saúde, Antônio Jácome, reconheceu as dificuldades de gerir a pasta da saúde e desejou que o secretario não perca o ânimo na tarefa. Jácome questionou o custo médio de um hospital regional a partir da redefinição de perfil. "Entre R$ 650 mil a R$ 1,2 milhão por mês mesmo sem resposta de atendimentos. Hospitais que poderiam enfrentar de forma decisiva a superlotação dos que se tem, sobressaindo-se o Walfredo Gurgel, o Deoclécio Marques e Santa Catarina", afirmou Fonseca.

O secretário afirmou que o objetivo é a reestruturação da Sesap do ponto de vista de gestão. "O RN incorreu em um erro crítico ao longo desses anos e se consolidou que a saúde publica é oferecida apenas dentro dos hospitais. Saúde se faz nas campanhas de saúde, educação, prevenção, não só na terapia de ponta", reiterou.

Os demais problemas da saúde como desabastecimento, filas para cirurgias, escalas médicas incompletas, superlotação nos hospitais e falta de atenção á saúde básica por parte dos municípios foram citadas pelos deputados Fabio Dantas, Leonardo Nogueira, Getúlio Rego e George Soares, presentes na reunião. O consultor do Ministério da Saúde, Vitor Gomes, também participou da reunião.

Sobre as recomendações feitas á Sesap, pelo TCE, o secretário disse que estão sendo seguidas mesmo antes da apresentação do documento. "O relatório do TCE corrobora nossas ações. Todas as ações seguidas pela Sesap seguem o norte do relatório do TCE. E só não fazemos mais por falta de recursos. Das 99 recomendações feitas no relatório, excetuando as de investimento tecnológico, pois demanda custeio, todas já vínhamos cumprindo".

Ao final da reunião os deputados convocaram o secretário Luiz Roberto Fonseca para participar da rotina da Assembleia Legislativa através da apresentação e discussão periódica dos temas e decisões ligados a saúde a partir do mês de agosto. "O objetivo dessa comissão é ajudar a resolver e conseguir que os objetivos da saúde sejam atingidos", afirmou o deputado Leonardo Nogueira.