Selo Unale
Mulheres advogadas recebem homenagens da Assembleia Legislativa

30/05/2023

As mulheres advogadas que vêm contribuindo com a carreira jurídica no Rio Grande do Norte foram homenageadas pela Assembleia Legislativa em Sessão Solene nesta terça-feira (30). De autoria da deputada estadual Cristiane Dantas (SDD), as agraciadas receberam a homenagem por sua trajetória ligada à luta pela equidade, promoção de justiça social e por direitos. É de iniciativa da Casa Legislativa a lei que fixou em 30 de maio de cada ano o Dia da Mulher Advogada.

"Todas essas mulheres têm uma história marcada pela ética e pelo profissionalismo. Hoje esta Casa Legislativa as homenageia por suas trajetórias em defesa dos direitos de outras mulheres potiguar", discursou Cristiane Dantas.

De acordo com dados da Ordem dos Advogados do Brasil, atualmente, o mercado de trabalho do setor é composto em 51% por mulheres, havendo mais advogadas que advogados. No Rio Grande do Norte as mulheres já somam aproximadamente 49% do quadro da Ordem.

"Ainda sofremos os mesmos preconceitos que em outra profissão. A maioria ainda ganha menos que os homens. Temos muito mais tempo para alcançar postos de comando e ainda sofremos diversos tipos de assédio. Essa nossa luta pela paridade precisa ser constante", destacou a advogada Hivyelle Rosane Brandão, que falou em nome das homenageadas.

O ato em homenagem às mulheres advogadas se soma às ações que a Assembleia Legislativa encampa à frente da questão. O Poder Legislativo tem em funcionamento atualmente a Frente Parlamentar da Mulher, que desenvolve ações voltadas para a defesa dos direitos femininos no Rio Grande do Norte, composta pela maior bancada feminina da história da Casa do Povo. São cinco deputadas: Cristiane Dantas (SDD), Divaneide Basílio (PT), Isolda Dantas (PT), Eudiane Macedo (PV) e Terezinha Maia (PL).

 

Foram homenageadas as advogadas

Bárbara Melo Cavalcanti Dias

Claudia Alvarenga Medeiros Amorim Santos Galvão

Eliane Cabral da Silva

Hivyelle Rosane Brandão Cruz de Oliveira

Ione Maciel Silva

Janaína Rangel Monteiro

Janete Teixeira Jales Cabral Gomes

Teresa Cristinni da Silva Cabral

Vânia Furtado de Araújo

Álbum de fotos

Acesso Rápido