Selo Unale
Jovens parlamentares recebem capacitação antes de iniciar mandato na ALRN

11/06/2013

 A estudante Talita Zilda, 16, que tem um histórico de atuação no movimento estudantil, se sentia realizando um sonho durante as palestras de capacitação para o Parlamento Jovem. Ela está entre os 24 eleitos no último dia 29 para o projeto de exercício da cidadania, instituído em 2008, que está em sua terceira edição.

            Durante esta terça-feira (11) Talita e seus futuros colegas parlamentares recebem instruções sobre o funcionamento da Casa. Eles vão tomar posse no próximo dia 21 e, a exemplo dos demais deputados, terão sessão preparatória para eleição da Mesa Diretora.
O presidente da ALRN, deputado Ricardo Motta (PMN) e a deputada Márcia Maia (PSB), autora do projeto, deram as boas-vindas aos jovens. Eles cumprirão mandato de um ano, durante irão atuar e apresentar projetos que inclusive podem ser aproveitados pelo Parlamento do RN, conforme explicou Márcia Maia.
A deputada disse que na legislatura passada do Parlamento Jovem, seu mandato deu entrada em diversos requerimentos que se originaram das reivindicações dos jovens deputados. “Aqui vocês vão poder exercitar a sua cidadania e colaborar com o nosso Estado. Várias ideias dos jovens da legislatura passada foram aproveitadas e transformadas em requerimentos que já encaminhamos ao governo do Estado”, explicou Márcia Maia.
Na palestra inicial, o procurador da ALRN, Israel Nunes, explicou para uma plateia atenta como se dá o processo legislativo, desde a criação de requerimento, Projeto de Lei (PL), Proposta de Emenda à Constituição (PEC), entre outros.
O procurador também deu instruções sobre como é o papel das comissões, quórum para votações e mostrou a diferença entre os vários tipos de sessões e em que circunstâncias ocorre cada uma delas: sessões preparatórias, plenárias, solenes e secretas. Depois da palestra, os jovens fizeram um tour pela Assembleia, conhecendo os principais setores na estrutura da Casa e também assistiram parte da sessão plenária.
Talita Zilda, aluna da Escola Estadual Nestor Lima, em Lagoa Nova, se sentiu ainda mais estimulada a desempenhar o seu papel: “Sempre tive vontade de conhecer mais sobre política e agora encontrei esta oportunidade. Acho importante para o jovem participar e ser atuante. Eu sempre gostei de estar por dentro das coisas e da minha realidade. Hoje o curso já está superando as minhas expectativas”, disse.
Outro jovem parlamentar, Jodinaldo Alexandre, 17, disse que estava na Assembleia Legislativa pela primeira vez e tudo ali era muito novo. Natural de Campo Redondo, o estudante disse que pautará seu mandato trabalhando por benfeitorias para sua escola: “São projetos que vão beneficiar não só os alunos e professores, mas toda a comunidade da minha cidade”, disse. Além de Natal, quatro escolas do interior do RN integram este ano o projeto: Campo Redondo, Santa Cruz, Ceará Mirim e Baía Formosa. 

Acesso Rápido