Criação de empresa única de transporte para Grande Natal é tema de audiência

14/06/2013

Em busca de soluções para os problemas no sistema de transporte dos municípios da Grande Natal, representantes do setor se reuniram, na manhã desta sexta-feira (14), numa audiência pública para discutir a criação de um modelo de gestão única. Para o deputado Kelps Lima (PR), propositor do debate, o transporte das cidades que integram a Região Metropolitana não se comunica e o usuário padece com várias tarifas diferentes. O parlamentar defende uma empresa única para integrar o sistema de transporte em São Gonçalo, Extremoz, Parnamirim, Macaíba e Natal.

O deputado lamentou a ausência de representantes do Estado na audiência e afirmou que o Governo tem papel fundamental na integração do transporte público. “Não faz sentido não ter uma política unificada entre os municípios da Região Metropolitana. Acreditamos que o Estado tem um papel de catalisador de convergências e diferenças. No entanto, identificamos a ausência do Governo nesse debate. Foram feitas audiência pública nas Câmaras Municipais de Macaíba, Parnamirim e Extremoz e nenhum representante do Governo participou”, afirmou.

Durante a audiência, o representante do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn), Wilson Queiroga apontou a veiculação de transporte clandestino como um dos grandes problemas para o sistema de transporte do Estado. “Existem quase 100 veículos alternativos da Região Metropolitana que percorrem a cidade sem nenhum controle. Não seguem os itinerários das zonas de serviço. Há uma estimativa que só esse sistema tira cerca de R$ 1 milhão da receita de Natal. Isso eleva a tarifa do município. É preciso que haja integração, um planejamento”, declarou.

O representante do Seturn também falou sobre o sistema de gratuidade no transporte, alegando que quando um usuário deixa de pagar, ou paga pela metade, um outro está assumindo essa conta. “Existem duas leis que regulam o setor, uma delas prevê a gratuidade para idosos e 50% do valor da passagem para estudantes. Outro Projeto que tramita é o que estabelece gratuidade para deficientes físicos. Mas, para o passageiro que paga com sacrifício, que não tem outro meio de transporte, é injusto, pois é ele que vai arcar com a gratuidade. Sugiro que a Assembleia faça uma Lei estabelecendo um Fundo Estadual para dar essa gratuidade”, declarou.

O vereador Rafael Motta falou sobre o Pacote de Mobilidade que ele, o deputado Kelps Lima e os ex-vereador Paulo Freire apresentaram ao prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. Segundo o vereador, as sugestões apresentadas para tentar melhorar o trânsito de Natal não consiste em obras “faraônicas”, mas em soluções possíveis. “O prefeito recebeu as propostas e esperamos colocá-las em prática. O povo de Natal merece respeito e com esse projeto queremos fazer o bem para cidade. O ‘Natal em Movimento’ traz essa perspectiva. Que a gente pense no transporte coletivo de forma abrangente. Estamos dando passos para transformar nossa cidade”, declarou.

A secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elequecina dos Santos afirmou que existe um projeto antigo na prefeitura e que as sugestões trazidas pelo grupo formado por Kelps Lima, Rafael Motta e Paulo Freire irá agregar valor ao que já vinha sendo estudado na Secretaria de Mobilidade.

O representante da Federação de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor) Eudo Laranjeiras defendeu a criação de um órgão gestor único que seja capaz de criar um novo modelo de transporte na Grande Natal. “Temos que ter uma discussão ampla, pois qualquer empresário que vier no sistema atual está fadado ao fracasso. Pois temos um serviço ruim, comentado em todo Estado. Hoje a prioridade do Governo Federal é o carro e não o coletivo”, declarou.

REGIÃO METROPOLITANA

Para o representante do departamento de trânsito do município de São Gonçalo do Amarante, Paulo Roberto As autoridades do setor só enxergam o transporte público olhando para Natal.“As cidades da Região Metropolitana são emissoras, mas também são receptoras. Hoje não somos mais cidades dormitórios e muitas pessoas que moram em Natal trabalham nesses municípios da Região Metropolitana. É preciso fiscalização no serviço prestado pelas empresas, não só no transporte clandestino”, afirmou.

O representante do município de Macaíba, Joedson de Oliveira afirmou que o debate sobre a criação de uma empresa única de transporte seja amplo e bem articulado. “O consórcio deve ser bem estudado para ser bem aplicado, já que o Governo está deixando o transporte um pouco de lado. Não adianta tratar disso em gabinetes, temos que levar ao usuário para que tome conhecimento do que estão pretendendo fazer”, afirmou.