Selo Unale
Gesane Marinho pede soluções para saúde, segurança e abastecimento de água em Santo Antônio

19/06/2013

Em pronunciamento durante sessão extraordinária, realizada na cidade de Santo Antônio dentro do projeto Assembleia Itinerante, a deputada Gesane Marinho (PSD) pediu por soluções para os problemas existentes na região. Saúde, segurança e abastecimento de água foram os temas abordados pela parlamentar.


Gesane Marinho apresentou requerimento de mais uma ambulância para atender a cidade. “Hoje Santo Antônio está em uma situação precária. Mais um veículo poderia atender a demanda que não para de crescer”, afirmou. A deputada também pediu soluções para a delegacia do município, interditada desde o final do ano passado. “Hoje a delegacia está funcionando em uma casa alugada, onde não tem condições de custodiar os presos. Estes mesmos tiveram que ser transferidos para outra delegacia”, disse.

A parlamentar ainda apresentou requerimentos solicitando poços tubulares para três comunidades localizadas na cidade. “Mas acredito que a instalação de poços tubulares não resolve a situação. Só ajuda. O que resolve são as adutoras”, defendeu. Para Gesane a ampliação da rede de adutoras e a construção de uma nova adutora, que poderia ser chamda de adutora do agreste, seria a solução para o desabastecimento. “Dados da Caern apontam que de todas as ligações da companhia de água, apenas 1,5% está na zona rural. E mais de 20% da população do RN mora nessa área. “As pessoas que estão no campo sofrem mais do que aquelas que vivem nos centros urbanos. Com a chegada de uma nova adutora ia amenizar esse sofrimento”, finalizou.

Retorno
As deputadas Larissa Rosado (PSB) e Márcia Maia (PSB) reforçaram a necessidade de atenção na área de segurança para todo o estado e deram as boas vindas para Gesane Marinho. A deputada retomou hoje às atividades depois de um mês e meio afastada da Assembleia Legislativa em razão do nascimento do seu segundo filho.  “Mesmo com a previsão de quatro meses de licença maternidade, a deputada decidiu voltar ao trabalho”, disse Márcia Maia.

Em março deste ano a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte corrigiu uma lacuna do Regimento Interno no que diz respeito à licença maternidade e paternidade para os deputados estaduais do RN. A lei que rege os trabalhos parlamentares não previa o afastamento das deputadas para cuidar dos filhos recém-nascidos. A mesa diretora apresentou projeto de resolução para acrescer o inciso 5º ao art. 43 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que foi aprovado em plenário.  

Acesso Rápido