Selo Unale
Mineiro diz que causas dos cortes no Orçamento do Estado devem ser avaliadas

06/08/2013

O deputado Fernando Mineiro (PT) fez críticas ao Governo do Estado pelos cortes no Orçamento, anunciados pela gestora estadual, Rosalba Ciarlini, e afirmou que tal iniciativa não irá solucionar os problemas do RN. Para o deputado, o que deve ser avaliada são as causas desses cortes que, para Mineiro, são consequências de descontrole na gestão. “É o famoso ‘bode na sala’. Usaram os cortes para desviar a atenção da população para as verdadeiras causas do problema”, disse o parlamentar.

Durante a sessão plenária, Fernando Mineiro leu manchetes de jornais locais do mês de fevereiro, nas quais foram relatados problemas semelhantes aos vividos agora. “Acho totalmente equivocado esse debate sobre o corte, seja ele de 3% ou 30%. O debate tem que ser feito sobre o que causou esses cortes. Temos que discutir o que vamos fazer para enfrentar essa situação. E não ter uma discussão sobre os cortes. O centro do debate se desloca. Caso não façamos isso, chegaremos ao final do ano discutindo a mesma coisa. Nós não devemos contribuir para aumentar o papel do ‘bode na sala’”, declarou.

Segundo Fernando Mineiro, não existe mais o que reduzir no Estado, em termos financeiros. “Não tem mais carne para cortar, como vamos cortar no osso? No osso saúde? Da segurança pública? Não me comovo com o choro dos governantes, mas com o choro dos governados. A arrecadação do ICMS foi maior do que o do primeiro semestre de 2012. O governo disse que frustrou as expectativas. No entanto, maior do que a frustração da receita é a frustração da sociedade”, disse o deputado.  

Acesso Rápido