Selo Unale
Obras do PAC, tarifa verde e situação hídrica do RN pautam horário dos deputados

17/10/2023

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (17), a deputada Divaneide Basílio fez um resumo de suas atividades nos últimos dias. Ela demonstrou alegria ao registrar a volta do Rio Grande do Norte ao cenário nacional e na rota de novos investimentos, novas obras, novas entregas por parte do Governo Federal. A parlamentar se referiu a visita do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa e do ministro dos Transportes, Renan Filho ao RN ontem (16), quando estes anunciaram a inclusão do Estado nas obras do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC).

“O Rio Grande do Norte volta a figurar no cenário nacional com a chegada de novas obras e com direcionamento de recursos federais para obras importantes para o povo do meu Estado”, comemorou.

Divaneide Basílio ressaltou ainda a importância da sanção da lei da agricultura urbana e periurbana, para os que fazem o setor e da realização de uma audiência pública para debater e celebrar os 20 anos de existência da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern). Entre outros assuntos, a deputada falou sobre a Associação Quatro Patas, com atividades no município de Caicó, que recebeu, da Assembleia Legislativa, o reconhecimento com a utilidade pública.

“Eles fazem um trabalho sério que envolve animais e pessoas com deficiência. Ao mesmo tempo que resgatam cavalos das ruas e oferecem o tratamento terapêutico para pessoas em reabilitação”, explicou.

Ainda no horário dos deputados, Neilton Diógenes (PL) falou sobre a instalação do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) na Central do Cidadão de Apodi.

“Somos o município com uma grande importância hídrica para o Rio Grande do Norte por sermos a capital da água mineral, por ter o segundo maior reservatório de água do RN e principalmente por estarmos vivendo esse momento em que se desenha uma nova realidade hídrica no Estado com a chegada das águas do Rio São Francisco”, disse.

Neilton demonstrou preocupação com possíveis prejuízos para os agricultores da região, com a possibilidade de perda da tarifa verde. “Esse é um benefício importante para os agricultores familiar e eles só têm até o dia 30 de novembro para se regularizarem junto a Cosern. Daí a importância da chegada desse órgão na cidade, visto que essa regularização é feita pelo Igarn e pelo Idema”, destacou.

Finalizando o horário dos deputados, Luiz Eduardo (SDD), se solidarizou com a população de Ceará-Mirim que está sem água há dois dias. “Estamos na torcida que a prefeitura solucione esse problema o mais rápido possível, visto que água é essencial para todas as atividades”, cobrou.

Acesso Rápido