Cristina Lira é a mais nova cidadã norte-rio-grandense

20/09/2013

Por proposição do deputado Ezequiel Ferreira (PDT), aprovada pelos colegas parlamentares, a jornalista Cristina Lira é a nova cidadã norte-rio-grandense. Natural de Salvador, (BA), a jornalista é especializada em turismo e também já é cidadã natalense.

Ezequiel Ferreira destacou a atuação da jornalista na divulgação do turismo potiguar. E chegou a fazer um histórico do setor turístico no mundo, reportando-se à Grécia Antiga. “Os caminhos do turismo potiguar não são muito diferentes do nascimento do turismo mundial, suas dificuldades, tropeços e crescimento”, disse.
O deputado se reportou ao tempo do governador Cortez Pereira, que contratou a firma italiana Citaco Batelli para elaborar um plano de desenvolvimento que foi executado mais tarde pelo governador Tarcísio Maia, que definiu e implantou a Via Costeira e interiorizou o turismo construindo hotéis municípios. “Depois veio o governador Lavoisier Maia que construiu o Centro de Convenções e depois José Agripino, que povoou a Via Costeira com a construção de oito hotéis”, disse.
Sobre a homenageada, Ezequiel disse que seu sucesso também é devido a realizar tudo com paixão. “A jornalista Cristina Lira é uma das responsáveis por divulgar o Rio Grande do Norte e suas belezas turísticas e culturais. Receba a sua certidão de batismo do Rio Grande do Norte pelo seu trabalho, sua luta e vitórias, porque você encontrou a sintonia que nos falta, o tom do turismo”.
Cristina Lira chegou ao Estado em e já trabalhou nos principais jornais do RN. Atualmente é embaixadora do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu. Produz matérias de turismo para revistas nacionais especializadas, matérias para revistas de moda no âmbito do turismo e consultoria para a produção da revista. Ela assina crônica semanal sobre turismo brasileiro na Ambitur de Portugal.
Agradeceu aos amigos e aos que incentivaram a sua carreira e lhe abriram as portas para que pudesse desempenhar o seu trabalho. Cristina Lira disse que os dados oficiais do turismo do estado precisam ser atualizados: “Essa história de que emprega 150 mil trabalhadores, com certeza já saiu desse patamar, precisa ser revisto. O segmento do turismo é a mola mestra da economia norte-rio-grandense e espero que as entidades voltem a lutar pelo nosso verdadeiro turismo, por mais segurança e muito mais, pois nosso Estado merece”, disse.