Curso de formação em Gestão e Liderança no Serviço Público é finalizado na EALRN

24/04/2024

Mais que importantes aprendizados, o encerramento do curso de "Gestão é Liderança no Serviço Público", ministrado pelos psicólogos mestres da Assembleia Legislativa do RN (ALRN), Bárbara Rocha e Rodrigo Bezerra, foi uma verdadeira celebração da união e da integração entre todos os participantes ávidos por conhecimento e por fazer a diferença no serviço público.

Durante dois dias, os alunos mergulharam em ferramentas, estratégias e reflexões que os capacitaram não apenas como líderes, mas como agentes de transformação nas áreas de atuação, oferecendo uma oportunidade única para colaboradores e membros da sociedade em geral aprimorarem suas habilidades gerenciais e de liderança.

Entre os temas abordados, destacam-se a comunicação eficaz, a resolução de conflitos e a motivação da equipe. Estas áreas, fundamentais para o sucesso das organizações governamentais, foram minuciosamente exploradas pelos instrutores, que trouxeram a expertise acadêmica e uma vasta experiência prática no campo da psicologia organizacional.

A resolução de conflitos foi abordada de maneira abrangente, oferecendo aos participantes estratégias práticas para lidar com divergências de maneira construtiva e promover a colaboração em situações desafiadoras. Essa habilidade é essencial em ambientes de trabalho dinâmicos, nos quais diferentes perspectivas e interesses podem surgir.

Por fim, a motivação da equipe emergiu como um tema central do curso, reconhecendo a importância de manter os colaboradores engajados e inspirados em seu trabalho. Os participantes exploraram abordagens eficazes para cultivar um ambiente de trabalho positivo, incentivando o desenvolvimento pessoal e profissional de cada membro da equipe.

Ao longo do curso, o engajamento e o entusiasmo dos participantes foram evidentes, refletindo o valor percebido dessa oportunidade de aprendizado. “O compromisso da Casa Legislativa do RN, por meio da Escola, em investir no crescimento de seus funcionários é uma demonstração clara de seu compromisso em promover uma administração pública eficiente e de qualidade”, evidencia Bárbara.

“À medida que os participantes se preparam para aplicar seus novos conhecimentos e habilidades em suas funções diárias, é evidente que essa iniciativa terá um impacto duradouro no desempenho e na eficácia da Casa Legislativa e, por extensão, no serviço prestado à população do Rio Grande do Norte”, explicou Rodrigo.

Outro tópico abordado foi a segurança psicológica no ambiente de trabalho e nas relações interpessoais, pois se refere ao ambiente no qual as pessoas se sentem seguras para expressar suas opiniões, ideias, preocupações e até mesmo cometer erros sem medo de retaliação ou julgamento negativo. Dentro deste contexto, a segurança psicológica é fundamental para promover um ambiente de trabalho saudável, colaborativo e produtivo.

Para Bárbara, quando os funcionários se sentem psicologicamente seguros, são mais propensos a compartilhar considerações honestas, contribuir com novas ideias e soluções, assumir riscos calculados e trabalhar de forma mais eficaz em equipe. “Isso é especialmente importante no setor público, onde a colaboração e a inovação são primordiais para enfrentar desafios complexos e atender às necessidades da comunidade”, conclui a psicóloga.