AL debaterá sobre “Barragens e Reservatórios do RN: Prevenção a Desastres Naturais”

10/05/2024

Após ter externado, em pronunciamentos na Assembleia Legislativa, sua preocupação em relação às chuvas no Rio Grande do Norte, diante de problemas ocorridos recentemente no estado, como os vivenciados em Lajes, Venha-ver, Ipanguaçu, o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) realizará no próximo dia 14 de maio, às 14h, no Auditório Deputado Cortez Pereira a Audiência Pública sobre o tema: “Barragens e Reservatórios do RN: Prevenção a Desastres Naturais”.

Além de ter enviado requerimentos ao Dnocs, Igarn e Semarh solicitando informações detalhadas sobre a lista de barragens construídas e administradas pelo governo e das que foram construídas por particulares e que estão sob a fiscalização dos órgãos, o Deputado entende a necessidade de um debate transparente que traga esclarecimentos e tranquilidade à população norte-rio-grandense, ainda mais diante da tragédia que assola o Rio Grande do Sul.

Mesmo saudando o bom momento de elevação dos níveis de água nos reservatórios públicos e privados do estado, o parlamentar alerta para possíveis situações emergenciais com o aumento das chuvas. “Claro que as chuvas vêm num bom momento, porque passamos anos sofrendo com a estiagem. Mas fico preocupado em relação à segurança da população. A recente elevação dos níveis de água mostra a importância de uma análise detalhada da capacidade de resposta e prevenção diante de possíveis situações emergenciais”, disse.

O parlamentar informa que quer informações com detalhes sobre os planos de segurança para cada barragem, as medidas preventivas adotadas para mitigar riscos, informações sobre planos de ação de emergência elaborados, descrevendo os procedimentos a serem previstos e sobre a atuação da Defesa Civil, visto que no RN há muitos açudes. “Precisamos acompanhar o crescimento do volume das águas pela segurança da população que mora no entorno desses reservatórios, para evitar perdas e danos”, disse.