Ubaldo Fernandes chama atenção para municípios do RN em situação de risco

23/05/2024

O RN tem 31 municípios incluídos em relatório do governo federal como suscetíveis de riscos devido às mudanças climáticas. O assunto foi o destaque no pronunciamento do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) na sessão plenária desta quinta-feira (24) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

“A crise climática no Rio Grande do Sul ligou o alerta em todo o Brasil, já que as mudanças climáticas têm aumentado a ocorrência de desastres ambientais e naturais. Os estudos divulgados pelo governo, com mapeamento dos milhares de brasileiros suscetíveis a ocorrências de alagamentos e deslizamentos, estão em quase 35% dos municípios”, preocupa-se o deputado.

Ubaldo informou que o estudo foi solicitado em função das obras previstas no PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, que prevê investimentos em estrutura em todo o país, apontando municípios que deverão ser priorizados.

“Nesse estudo o governo federal identifica os municípios mais suscetíveis a ocorrências e no RN a plataforma aponta para 11 mortes e mais de 17 mil pessoas desalojadas entre 1991 a 2022 aqui no RN”, citou.

Ubaldo afirmou que além disso, existem desastres naturais no RN como a queda de falésias, já ocorrida em Pipa. “Segundo o geógrafo Rodrigo Freitas, o estudo é importante para obras do PAC, mas um aspecto preocupante é que as falésias, por exemplo, que sofrem erosão, quando os desastres acontecem os municípios decretam calamidade e fazem arrimos, que vão gerar outros problemas do ponto de vista da corrosão costeira e do próprio meio ambiente”, alertou.

O parlamentar encerrou o discurso reforçando a necessidade de prevenção e de sintonia entre a Defesa Civil e órgãos responsáveis pela prevenção. “Faço o alerta porque o RN tem recebido chuvas além do necessário”, disse.