Assembleia Legislativa do RN homenageia os 55 anos da Caern em sessão solene

02/09/2024

Nesta segunda-feira (2), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou uma sessão solene em homenagem aos 55 anos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A proposição partiu dos deputados estaduais Francisco do PT e Hermano Morais (PV), que destacaram o papel fundamental da Caern na oferta de serviços essenciais à população potiguar, garantindo o acesso à água potável e ao saneamento básico. Essa contribuição tem sido crucial para a melhoria da qualidade de vida e da saúde pública no estado.

Durante a solenidade, o deputado Francisco do PT ressaltou que a Caern é essencial para a sobrevivência e a qualidade de vida da população, desempenhando um papel crucial no fornecimento de água e no tratamento de esgoto sanitário. Ele afirmou que “a companhia evoluiu significativamente ao longo de sua trajetória” e destacou a importância de continuar apoiando e valorizando essa instituição, que ele considera um verdadeiro patrimônio do povo potiguar. O deputado Hermano Morais frisou que a celebração não tem caráter unicamente institucional. “É um reconhecimento de como a companhia tem sido essencial para a vida dos potiguares ao longo do tempo”.

O presidente da Caern, Roberto Sérgio Ribeiro Linhares, representou os homenageados e agradeceu o reconhecimento, enfatizando que a homenagem se estende aos cerca de 2 mil empregados da companhia, além de mais de mil aposentados que já serviram à Caern. Linhares mencionou os desafios futuros da companhia, destacando que os investimentos serão recordes, ultrapassando R$ 200 milhões com recursos próprios. No entanto, ele alertou para a necessidade de um montante de R$ 700 milhões para que a Caern possa cumprir as exigências do novo marco legal do saneamento, que prevê a cobertura de 90% das residências com esgoto e 99% com água até 2033.

A Caern foi fundada por decreto do então governador Monsenhor Walfredo Gurgel em 26 de junho de 1969, sendo efetivamente instalada no dia 2 de setembro do mesmo ano. Ao longo de suas cinco décadas e meia de existência, a companhia tem sido um pilar no fornecimento de serviços essenciais, contando atualmente com aproximadamente 2.600 colaboradores em todo o estado.

Na ocasião, vários funcionários da Caern foram homenageados por suas contribuições significativas, incluindo Abdias Alves de Siqueira - o operador mais antigo da companhia com 46 anos de serviço,  e ainda Antônia de Freitas Neta, Flávio Henrique Leite da Silveira, Isaías de Almeida da Costa Filho, José Nilson Araújo, Josemar da Costa Maciel, Nádia Santos Carlos Belarmino Tavares, Rozendo Bezerra da Cruz, Sérgio Bezerra Pinheiro e Tiago de Souza Índio do Brasil. O presidente Roberto Sérgio Ribeiro Linhares também foi homenageado pelo seu trabalho e dedicação.

A sessão solene contou com a presença de diversas autoridades e convidados ilustres, que vieram prestigiar o evento. Entre os presentes estavam o secretário adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson de Souza Maia; o comandante da Base Naval de Natal, capitão de mar e guerra Carlos Eduardo Macedo; a presidente do Conselho de Administração da Caern, Nádia Santos Carlos Belarmino Tavares; e o diretor-geral do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), Marcos Brandão. Também marcaram presença convidados e familiares dos homenageados, como Naiara Caina Araújo Silva, diretora administrativa do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn); Marcos Imperial, oficial do Gabinete Civil; Stenio Petrovich Pereira, subsecretário de Obras da Caern; Paulo Varela, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e João Maria Alves de Castro, ex-diretor da Caern.