Selo Unale
Assembleia realiza sessão solene em homenagem aos 40 anos da UJS

13/12/2024

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou nesta sexta-feira (13) uma sessão solene para celebrar os 40 anos de luta da União da Juventude Socialista (UJS). Proposta pela deputada Eudiane Macedo (PV) e subscrita pela deputada Divaneide Basílio (PT), a sessão teve como objetivo fortalecer a instituição que desenvolve um trabalho em prol da democracia brasileira, bem como, da preservação e ampliação dos direitos da juventude e estudantes do RN e de todo o Brasil.

“A UJS é uma organização de jovens, principalmente oprimidos e trabalhadores, que atua compreendendo e respeitando a diversidade das juventudes. Neste ano de 2024, a UJS celebra 40 anos de muita luta em defesa da democracia brasileira, de um país mais justo e sobretudo, de mais dignidade para o nosso povo. A UJS é uma força viva que se renova a cada dia. Um símbolo da juventude democrática”, disse Divaneide Basílio ao abrir os trabalhos da sessão.

Um dos destaques da UJS é a conquista do direito de votar aos 16 anos em 1988. Além disso, vem se fortalecendo como formadora de jovens. Representando os homenageados a presidente da UJS potiguar, Nayanna Mirely da Costa Rodrigues, destacou a importância do reconhecimento da Assembleia Legislativa à instituição. “Agradecemos a homenagem que representa mais responsabilidade, mais garra pela luta. Ela é dedicada a cada uma das pessoas que aqui passaram e que dedicaram parte de suas juventudes na construção da história da UJS potiguar”, discursou.

A UJS surgiu no dia 22 de setembro de 1984, durante a campanha das Diretas Já. O movimento é composto por jovens, estudantes, trabalhadores, esportistas, pesquisadores, agentes culturais e intelectuais que atuam em vários setores e espaços da sociedade. Criada como associação civil sem fins lucrativos, a UJS se define como uma organização "juvenil, ampla, política e socialista", que politicamente através do movimento juvenil. O grupo defende e apresenta o socialismo como "único sistema capaz de ser alternativa ao capitalismo no Brasil".

 

Homenageados:

Ana Patrícia de Souza Santiago.

Andréia de Araújo Sá.

Anterior Roberto Soares de Medeiros.

Francisco das Chagas Germano Pereira.

Jainara Alves de Carvalho.

Jankarly Varela de Oliveira Morais.

João Maria Fraga.

Nayanna Mirely da Costa Rodrigues.

Pedro Henrique Santos da Silva de Freitas.

Wagner Alves dos Santos.

Whanderley Alessandro Costa Silva.

Álbum de fotos

Acesso Rápido