TV Assembleia recebe homenagem pelos 10 anos

01/11/2013

Terceira emissora legislativa estadual mais antiga do País, a TV Assembleia está completando dez anos de atividades e foi homenageada, na manhã desta quinta-feira (31), com uma sessão solene. A TV entrou no ar no dia 8 de outubro de 2003 e atualmente tem a maior grade de programação local do RN.

Na solenidade também foram homenageados funcionários que compõem a equipe desde a sua fundação, ex-funcionários e ex-diretores, além do vice-governador Robinson Faria, na gestão de quem a TV foi instalada. Inicialmente em canal fechado, a TV hoje é transmitida em canal aberto para sete regiões do RN e no próximo ano a previsão é de que o alcance do sinal será ampliado por mais dez repetidoras no interior do Estado.

Durante a sessão solene foi exibida uma reportagem produzida especialmente para a ocasião, com depoimentos sobre os desafios dos primeiros anos. O presidente da ALRN, deputado Ricardo Motta (PROS), afirmou que a conquista desse sonho coletivo está sendo ampliado a cada dia de trabalho e conquista. "A nossa TV Assembleia é o firmamento da transparência desse poder. O regime democrático impõe a liberdade e a participação cada vez maior das pessoas nas discussões sobre os temas do seu interesse direto", afirmou.

O presidente da Casa disse que a TV sintetiza a raiz democrática do parlamento do RN em sua pluralidade de sentimentos, pontos de vista, posições políticas e debates que buscam construir um Rio Grande do Norte mais justo, fraterno e humano. "É plena a satisfação quando chegamos a uma cidade do Alto Oeste, do Seridó, do Agreste, do Vale do Açu,  e um trabalhador  nos procura e informa sobre um programa ou o trabalho de um parlamentar que ele tomou conhecimento lá da distância remota  do seu lugar, pela tela da televisão. É a prova de que longe é um lugar que não existe", disse.

Representando todos os homenageados, Robinson Faria fez um pronunciamento afirmando que a implantação da TV já era um sonho antes mesmo de presidir a Casa. O ex-presidente contou que fez diversas viagens a Brasília, muitas sem êxito, mas continuava lutando pela instalação da TV movido pelo desejo de modernizar o legislativo.  Robinson agradeceu aos então colegas parlmentares pelo apoio, em 2003, para que a emissora se concretizasse, bem como à equipe pioneira. "Agradeço a todos. Contei com grandes parceiros e primeiramente com o apoio da mesa diretora. Se n fosse a TV Assembleia, estaríamos até hoje sem que a sociedade pudesse fazer o julgamento de cada parlamentar. Esse é um momento muito especial e tenho orgulho de ter recebido a confiança dos meus colegas e amigos deputados que me deram a oportunidade de poder construir esse instrumento de cidadania", disse.

O presidente da Fundação Djalma Marinho, entidade mantenedora da TV, Cícero Torquato, disse que o canal legislativo tem um condão não apenas de mostrar, mas dar transparência às atividades parlamentares na sua atividade primordial. "Não tenho dúvidas de que a nossa TV está hoje entre as melhores do país, e prestar seviço à casa legislativa e aos diversos órgãos", afirmou, referindo-se aos parceiros da TV que exibem programas institucionais.

Relação completa dos homenageados

Robinson Faria (ex-deputado e fundador)
Diógenes Dantas (ex-diretor)
Geórgia Nery (ex-diretora)
Sandro Marcelo André de Oliveira (diretor da CLIP )

Funcionários desde a criação:
Ivan Galberto da Cunha (cinegrafista)
Nyander  Horácio Rodrigues (editor de imagens)
Aldemir Galvão Dantas (auxiliar de cinegrafista)
Gustavo Ribeiro Aires (master)
Luis Gonzaga Barbosa (cinegrafista)
Cristiano da Cunha Bezerra (cinegrafista)
Paulo Bezerra (gerente técnico)
Aureliano Queiroz de Moura (cinegrafista)
Maria José Otaviano da Silva (auxiliar de apoio)
Ângela Melo Guimarães (telefonista)
Rosângela Barreto Medeiros (jornalista)
Dalton  Ivo Medeiros (editor de imagens)

Ex-funcionários, que atuaram desde a criação até recentemente.
Luciana Silveira (jornalista)
Maralice Freitas (jornalista)
Luiz Antonio Porpino (produtor)