06/05/2025
Em pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Vivaldo Costa (PV) destacou a “profunda” irregularidade do inverno de 2025 na região do Seridó e propôs uma audiência pública para debater a situação. O parlamentar ressaltou a gravidade do cenário para a população e o setor produtivo da região.
"Nem tem água para o rebanho, nem pra população, nem tem pastagem para o rebanho", afirmou, comparando a situação a um ano "atípico, diferente dos outros anos", disse ele.
Vivaldo Costa apresentou dados registrados no Centro de Estudo Climático do Seridó, em Caicó. Segundo ele, o total de chuva em 2025 foi de 544 mm, chegando a 570 mm em algumas propriedades. “No entanto, essa quantidade não refletiu um inverno proveitoso devido à má distribuição”.
O deputado detalhou a irregularidade, mencionando que, em janeiro de 2025, um mês fora do período típico de inverno no Seridó, choveu 312 mm devido a frentes frias. Já nos meses de fevereiro (39 mm), março (114 mm) e abril (80 mm), a precipitação foi “significativamente menor”.
Vivaldo Costa alertou que o longo período sem chuva causou atrofia nas plantações e impediu a formação de pastagens. Além disso, “a água não está distribuída uniformemente nos açudes, com alguns cheios e outros vazios. Essa situação compromete a agricultura familiar, que não consegue colher o plantio, e a criação de gado, sem perspectiva de salvar o rebanho”, observou.
Diante do cenário desafiador, o parlamentar reforçou a necessidade urgente de se debater o tema e buscar soluções para minimizar os impactos da irregularidade hídrica na região do Seridó, justificando o pedido pela audiência pública na Assembleia Legislativa.
Álbum de fotos