Sessão Solene comemora 25 anos do Centro Educacional Dom Bosco

11/11/2013

Arte, cultura, esporte, lazer e formação para o mercado de trabalho de jovens carentes. A missão religiosa e social do Centro Educacional Dom Bosco foi enaltecida na sessão solene comemorativa pelos 25 anos de fundação do projeto, realizada nesta segunda-feira (11), por iniciativa do deputado Hermano Morais (PMDB). O Centro Educacional é uma instituição sem fins lucrativos e faz parte da Rede de Obras Sociais dos Salesianos de Dom Bosco, beneficiando mais de 500 crianças e jovens na Zona Norte de Natal.

“O Centro Educacional Dom Bosco é voltado essencialmente para educação de muitos que não teriam acesso a um ensino de qualidade. A missão vem sendo reforçado por uma instituição, que leva o nome do seu fundador, Dom Bosco, incentivando a promoção da juventude” justificou a homenagem o deputado Hermano Morais.

Os diretores, funcionários e colaboradores receberam uma placa de homenagem alusiva à data. O funcionário mais antigo da instituição, João Batista, também participou da sessão, assim como a secretária de Assistência Social do Governo do Estado, Shirley Targino, que anunciou a liberação de uma emenda do deputado João Maia no valor de R$ 300 mil para a construção de uma área de lazer na instituição.

O diretor da Comunidade Salesiano do Gramoré, Padre Francisco Cibin, relatou os valores que movem o projeto. São João Bosco, fundador dos Salesianos, deixou a missão de salvar a juventude, preferencialmente a mais pobre e abandonada, tornando os jovens bons cristãos e honestos cidadãos através da educação. “Quero agradecer de todo o coração os verdadeiros Salesianos que contribuíram para manter essa obra”, disse. E lembrou as palavras do fundador Dom Bosco. “O nosso fim é apenas a salvação da juventude”.

Os participantes reverenciaram o fundador Dom Bosco. “Mais do que dar nome a colégios e obras sociais sua pessoa motiva-nos a lutar pelas crianças e jovens que precisam de incentivo para vencer”, lembrou Diógenes Saraiva, diretor-presidente do centro.

O projeto é reconhecido como entidade de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal. Está devidamente registrado no CNAS, CONSEC, CEAS, COMDICA e CMAS. O propositor da sessão incentivou as doações. “Toda colaboração é bem-vinda para manter esse trabalho. É importante que todos nos somemos a essa iniciativa exemplar”, convocou.