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Audiência proposta por Mineiro discute VLT

07/04/2014

Audiência proposta por Mineiro discute VLT

            Na audiência pública para discutir a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da Região Metropolitana de Natal, o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), João Maria Cavalcanti, relatou como estão as providências de modernização e ampliação implantadas até o momento pela companhia. O debate foi uma proposição do deputado Fernando Mineiro (PT) e aconteceu na manhã desta segunda-feira (7), no Plenarinho da Casa.

            O objetivo, segundo o parlamentar, foi dar maior visibilidade ao projeto e abrir o debate com a sociedade civil organizada e com as instituições públicas, visto que a proposta apresentada pela CBTU, que contém cinco etapas, não precisa acontecer na mesma ordem em que foram planejadas e apresentadas.

Por isso mesmo, devido não ser um projeto finalizado, podem ser acatadas sugestões de mudanças para melhor atender a comunidade e inclusive durante a audiência, os debatedores ouviram sugestões de que o projeto original também contemple o bairro de Nova Parnamirim e outros municípios, como é o caso de Nísia Floresta.

            A deputada federal Fátima Bezerra (PT), representando a Câmara, também estava presente ao debate, que contou com a presença de representantes da UFRN, OAB, sindicatos de trabalhadores rurais, governo estadual, prefeituras e câmaras municipais de municípios da Grande Natal.

            Na avaliação de Mineiro, o debate foi bastante positivo: “O objetivo foi abrir o debate sobre essa importante questão. O projeto foi apresentado e já saímos daqui com outras audiências organizadas em São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Ceará Mirim. As sugestões serão encaminhadas e por enquanto vamos consolidar o que temos e melhorar o projeto a partir dos encaminhamentos”, afirmou. A próxima audiência vai acontecer em Parnamirim, em uma semana (14), em seguida será a vez de São Gonçalo e em seguida Ceará Mirim.

CBTU

            Até o momento, já foram comprados doze veículos VLT, que estão sendo fabricados em Barbalha, no Ceará. Segundo o superintendente da CBTU, a montagem dos dois primeiros veículos a serem entregues já está num processo bastante avançado. Estão sendo adquiridas ainda duas novas locomotivas que devem chegar a Natal em meados de maio. “Isso já está consumado e já foi realizado”, afirmou João Maria. Os recursos (da ordem de R$ 154 milhões) são oriundos do PAC Equipamentos. Cerca de R$ 311 milhões serão destinados pelo PAC 2 Mobilidade, para a modernização da atual estrutura, abrangendo a via permanente e as estações.

            A técnica Dulce Albuquerque, também da CBTU, detalhou como se dará a expansão do sistema. “Partimos da premissa de que o projeto vai tornar o sistema moderno, eficiente, seguro e efetivamente integrado à região metropolitana. Também serão criados novos destinos para possibilitar a integração modal”, disse. A equipe técnica da CBTU, formada por engenheiros e arquitetos, trabalhou em conjunto com consultores da UFRN.

            Serão construídas 30 novas estações, das quais 26 serão de parada e as outras quatro de integração. A via férrea será modernizada e as passagens de nível, rodoviárias e de pedestres serão ordenadas e automatizadas para oferecer melhor segurança nas travessias. Os intervalos entre uma viagem e outra serão de 15 minutos e a expectativa é transportar 50 mil passageiros/dia e uma das possibilidades é incluir o campus da UFRN, cuja pesquisa identificou uma demanda de cerca de 60 mil passageiros.

DISCUSSÕES

            “A questão do VLT parecia para nós algo inatingível. Existia incredulidade e dúvida. Todos nós sabemos da densidade demográfica de Natal, da saturação da malha viária e as palavras dos especialistas que o caminho é investir no transporte público. É o caminho mais adequado. Por isso o VLT é o caminho mais saudável e de caráter mais duradouro para resolver o problema da falta de mobilidade, um problema cada vez mais comum nas grandes cidades”, disse a deputada Fátima Bezerra.

A deputada federal citou os movimentos que ocorreram no País no ano passado, que reivindicavam, entre outras questões, a melhoria no transporte público. “Nós temos os investimentos, temos recursos na ordem de mais de R$ 650 milhões. A prefeitura está preparando o projeto do BRT e é importante que a sociedade acompanhe e participe da implantação do VLT e BRT, que são o caminho mais adequado e duradouro para enfrentarmos um dos maiores desafios que é na questão do trânsito”, disse.

O vereador George Câmara (PCdoB) disse que o projeto tem repercussão não só na extensão do trem, mas das possibilidades que cria. “Esse impacto causa melhorias na integração de modais nas cidades que passa, por exemplo. É preciso chamar a atenção para o fato que a agenda de investimento nas cidades foi adiada por 21 anos de golpe militar e isso adiou o avanço da sociedade”, disse.

José Dickson, Coordenador de projetos especiais da Secretaria Estadual de Infraestrutura, elogiou a proposta do VLT e concordou com a necessidade de expor os impactos e benefícios em função da implantação no estado. “O governo está aqui para dar apoio no que for necessário”.

Rubens Ramos, da UFRN, fez críticas. Para ele, o projeto já chega ultrapassado. “Não é animador ver que estamos em 2014 fazendo projeto que já nasce defasado com cerca de 50 anos de tecnologia. Curiosamente Natal era, há 50 anos, uma cidade de vanguarda. Teve o primeiro bonde elétrico do Nordeste, a energia elétrica chegou antes que em João Pessoa e hoje estamos defasados. As pessoas de Natal possuem coisas de primeiro mundo, mas existe um conflito entre o privado e o público”, disse. 

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