Selo Unale
Curso vai formar 'protetores' para crianças e adolescentes durante a Copa

22/05/2014

Que tal ser protetor de crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo? É com esse objetivo que um grupo de profissionais está reunido, a partir desta quinta-feira, no Instituto do Legislativo Potiguar (ILP). Eles participam do curso “Capacitando formadores na área de exploração sexual de crianças e adolescentes em contextos de mega eventos”, promovido através de parceria entre o Instituto Brasileiro de Estudos, Pesquisas e Formação para a Inovação Social (Ibepis), DKA-Áustria, Frente Parlamentar de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Selo Copa Legal.

O curso é voltado para profissionais que atuam na área de combate a exploração e violência contra crianças e adolescentes, como conselheiros tutelares, assistentes sociais, psicólogos, educadores e afins. “O principal objetivo é fortalecer a rede formada por profissionais que atuam nessa área com essa formação complementar. A Copa do Mundo é um momento em que as creches e escolas vão estar fechadas e as crianças vão estar com mais tempo livre e nas ruas, tornados-e alvos mais vulneráveis”, explicou o professor e assessor técnico do curso, Ozaías Batista.

Divididas em quatro módulos, as aulas serão focadas na legislação como um todo, concepção de informações sobre o que é adolescente e criança e os direitos de cada categoria no período do mundial de futebol. Para a presidente do Ibepis, Dilma Felizardo, esse tipo de formação complementar é necessária, pois há uma certa deficiência na qualificação desses agentes. “Trata-se de um tema complexo que precisa de atualização constante”, destaca.

Aluno do curso, o professor da UERN, Jefferson Garrido, espera adquirir conhecimento para lidar melhor com situações cotidianas. “A universidade conta com uma grande diversidade de realidades sociais e situações vivenciadas por alunos oriundos de famílias desestruturadas. Estou aqui para ampliar meu leque de conhecimento e, quem sabe, me tornar um multiplicador do conteúdo repassado durante o curso”, disse.

O curso dá realce aos estudos sobre as modalidades da exploração sexual: prostituição, pornografia infantil, exploração sexual no turismo e tráfico para fins sexuais, abordadas a partir de uma perspectiva pluricausal e pluridimensional. 

Álbum de fotos

Acesso Rápido