Selo Unale
Deputado acusa Governo Federal de tentar manipular dados de pesquisas do IBGE

10/07/2014

O deputado Kelps Lima (SOLIDARIEDADE) declarou, durante sessão plenária desta quinta-feira (10), que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está tentando manipular dados de pesquisas para favorecer o Governo Federal. O parlamentar disse que tal prática pode prejudicar os interesses do Rio Grande do Norte, tendo em vista que tal pesquisa determina os critérios e parâmetros para distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE). “Acho interessante que nossa bancada federal não tem se manifestado sobre isso. O RN vai ser afetado com a manipulação de dados do IBGE”, declarou.

Kelps Lima falou sobre a greve dos servidores do Instituto, incluindo aqueles que foram contratados temporariamente. “Essa crise foi deflagrada quando os servidores do IBGE fizeram uma série de questionamentos acerca da metodologia adotada Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). A pesquisa indicou um aumento de 7% p/ 9,4% nos índices de desemprego no Nordeste. Mas essa informação não interessa ao Governo Federal num ano de eleições. Esse debate vem sendo, estranhamente, abafado no país e no Rio Grande do Norte”, declarou.

CONDIÇÕES DE TRABALHO

O deputado informou que os servidores do IBGE trabalham em condições desfavoráveis. “Eles vão às ruas sem protetor solar, sem motorista, sem proteção de chapéus. Não tem direito à indenizações. Esse tema é grave demais. Além disso, estão tratando os servidores temporários de forma desumana. Mulheres grávidas sendo demitidas é um dos exemplos. O Ministério Público do Trabalho precisa tomar uma atitude”, declarou.

Acesso Rápido