Projeto AL Cultural se renova a cada edição com o talento artístico potiguar

27/08/2014

Próximo de completar cem apresentações, o projeto Assembleia Cultural se renova assim como a própria música e o talento potiguar. Na mais recente edição, que aconteceu nesta quarta-feira (27) lotando o Salão de Eventos da ALRN, a 98ª apresentação contou com a participação de João Batista, que ficou conhecido nacionalmente no programa Fama, da sua esposa Sarah Santos e de Johny Ksanova, que em 2009 foi o vencedor, em Macau, do II Festival da Canção Potiguar, promovido pelo legislativo.

Primeiro a subir ao palco, João Batista iniciou sua apresentação com a música com a qual foi selecionado para o programa global em 2002: Começo, meio e fim, do Roupa Nova e ao fazer este relato, emocionou a plateia. Em seguida fez um tributo a Tim Maia e desfilou sucessos da MPB. Em seguida, cantou em dueto com a esposa Sarah Santos para um salão lotado.

João Batista, que já se apresentou em edições anteriores do AL Cultural, destacou a iniciativa: “Este projeto é um dos únicos que acontecem com regularidade no Brasil. Além de nos dar a oportunidade, é televisionado e gostaria de agradecer a todos que o realizam por este momento especial”, disse.

Fama

João Batista participou do Fama após ser escolhido por votação para representar o RN. Na academia, conquistou a todos com sua simplicidade, carisma e voz inconfundível. Como um dos finalistas, passou noventa dias na casa e conquistou o segundo lugar no programa.  Após o término, iniciou uma turnê pelo Brasil dividindo o palco com várias artistas consagrados como Elba Ramalho, Sandra de Sá, Alexandre Pires, entre outros.

Sua esposa, Sarah Santaos, também natalense, começou a trilhar seus passos na música de forma profissional aos 16 anos de idade, cantando em um coral em uma igreja evangélica. Depois participou da banda Bandoleiros do Forró, Menina Manhosa, Boneca Safada e outras onde ganhou mais visibilidade. Seu novo projeto é a Banda Romance Real, e a música de trabalho é "Perdoa". O grupo se apresentou recentemente na Paraíba, Maranhão e Ceará.

Johny Ksanova

Natural de Alto do Rodrigues, as primeiras influências do jovem cantor começaram em casa: pelo seu próprio pai, conhecido como Toinho do Violão, num ambiente em que a música sempre esteve presente. Além das canções autorais, Johny e banda desfilaram sucessos de Djavan, Alceu Valença, Gilberto Gil, Rosa Passos e outros que o inspiram.

Ele também é um entusiasta do projeto: “O cenário local é muito carente de iniciativas que dêem espaço para a cultura. Ao abrir esse canal, o projeto faz com que novos artistas tenham vez no palco e faz também com que outras pessoas conheçam o nosso trabalho”, disse.

Sua vitória no festival, na categoria estudantil, foi com a canção Amor da minha vida. Atualmente, o talento musical de Johny se desdobra entre as apresentações com a banda e como professor no projeto Despertar, mantido pela prefeitura de sua cidade natal, onde ministra aulas de violão, flauta e teclado. No momento, ele prepara o lançamento de um CD em que interpreta canções de barzinho e que terá uma faixa bônus fruto da parceria com o compositor Zelito Coringa, Olhos azuis.