Direito Constitucional e Planejamento Estratégico são instalados hoje na Pós

15/09/2014

O curso de especialização em Gestão Pública do Instituto do Legislativo Potiguar-ILP tem instalados hoje as disciplinas Direito Constitucional e Planejamento e Gestão Estratégica, ambas com carga horária de trinta horas. As matérias serão ministradas simultaneamente às duas turmas, que comportam cerca de 120 alunos entre servidores da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Contas e das câmaras municipais de Natal e Parnamirim.

A disciplina Direito Constitucional e Administrativo será ministrada pelo professor Cícero Martins de Macedo Filho, juiz de Direito, com mestrado na área de Direito Constitucional e especializado em Direito e Cidadania. Do conteúdo programático constam as seguintes abordagens: O Estado como realidade jurídico-política; princípios fundamentais do Estado brasileiro; direitos e garantias fundamentais; princípios constitucionais da Administração Pública; organização dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; o Poder Legislativo; responsabilidade civil do Estado; e improbidade administrativa.

A disciplina Planejamento e Gestão Estratégico será de responsabilidade do professor Thiago Dias, da Universidade Federal do Rio Grande Norte, doutor em Administração Pública e mestre em Administração e Desenvolvimento Rural. Atua ainda como orientador em trabalhos de conclusão de cursos. O foco do conteúdo será nos conceitos e modelos de planejamento governamental e organizacional e conceituação teórica da estratégia nas organizações; modelo de planejamento público; estrutura do plano estratégico; políticas estratégicas de governo, além de estudo da estratégia da nova gestão pública voltada para resultados.

As aulas se darão no período de 15 de setembro a 25 de novembro, às segundas e terças feiras, das 18:30 às 21:15, na sede do Instituto do Legislativo Potiguar-ILP.