Atualização em Língua Portuguesa abre semana de cursos no ILP

07/10/2014

O Instituto do Legislativo Potiguar-ILP deu início hoje ao curso de atualização em Língua Portuguesa. A turma é formada por mais de 30 alunos, oriundos do quadro de servidores da Assembleia Legislativa, de outras escolas legislativas e da comunidade. As aulas, com duração de quatro horas, no turno matutino, acontecerão até o dia 10 deste mês e são realizadas na sede do instituto, da segunda à sexta-feira.

O curso é ministrado pelo professor Rubens Sousa, graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com pós-graduação em Docência para a Educação Profissional (Senac/SP) e em Ensino de Língua Portuguesa. Atualmente, é professor-instrutor nas áreas de comunicação oral e escrita, redação empresarial, comunicação e expressão e redação oficial.

O principal objetivo do curso é atualizar os participantes nas mudanças ocorridas na gramática brasileira com a promulgação do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Do programa constam, basicamente, a abordagem da Língua Portuguesa no mundo, a discussão em torno dos conceitos, a reforma ortográfica propriamente dito, mudanças ocorridas no uso do alfabeto, do trema e  nas regras de acentuação. O emprego do hífen é outra abordagem importante e para tanto serão aplicados variados exercícios.

Desde o início de suas atividades educacionais o ILP vem oferecendo cursos de atualização em Língua Portuguesa, acatando solicitação dos setores administrativos da Assembleia. A demanda é acentuada também por parte das escolas legislativas da Câmara Municipal de Natal e de Parnamirim e da escola do Tribunal de Contas do Estado, que, mediante termo de cooperação, têm participado de todos os cursos do ILP, inclusive da pós-graduação.

Nesta segunda-feira, o ILP instalou ainda novas turmas de informática, níveis I e II, todos com funcionamento no laboratório da escola, turnos matutino e vespertino.