Curso de Turismo na 3ª Idade marca encerramento das atividades em 2014

05/11/2014

O Projeto Recomeçar, implantado pela Assembleia Legislativa para atender servidores e pessoas da comunidade com idade acima de 50 anos, teve suas atividades encerradas em 2014 com a realização de um curso de Turismo na 3ª Idade. Mais de cinquenta participantes receberam informações sobre o Estatuto do Idoso, instituído em 2003 para regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, além de tomarem conhecimento da prestação de serviços de transportes regulados pela Agência de Transportes Terrestres-ANTT.

Houve uma interação significativa, o que permitiu à professora Tatiana Gehlen Marondin expor de forma descontraída um tema que desperta interesse nas pessoas dessa faixa etária, que geralmente cumprem os mais variados roteiros de viagens. Ela é graduada em Direito e em Turismo, com mestrado em Administração e especialização em Gestão Turística de Desenvolvimento Local e Regional.

Além de cópias do Estatuto do Idoso e da Cartilha do Idoso, elaborada pela ANTT, os participantes receberam material impresso no qual estão contidas orientações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados nas viagens, com manter a saúde em dia, conhecer seus direitos, assistência médica, não viajar sozinho, preocupar-se com o conforto, itinerário e outras dicas que podem fazer com cada viagem seja inesquecível.

O Projeto Recomeçar foi implantando em 2012, com o objetivo de proporcionar ao idoso sua reinserção na sociedade, fazendo que com nessa faixa de idade ele possa se sentir parte integrante de grupos sociais, e não viva confinado aos seus lares. Do projeto constam cursos de línguas (inglês e espanhol, em três níveis), inclusão digital (em três módulos), além de atividades como cursos de fotografia e palestras sobre direitos e necessidades do idoso.