Selo Unale
Kelps pede que governo forneça medicamentos à base de canabidiol

11/02/2015

O deputado Kelps Lima (SDD) fez um apelo ao governo do RN para que a rede pública de saúde adquira e passe a distribuir gratuitamente medicamentos à base de canabidiol, substância extraída da Cannabis Sativa (nome científico da maconha).

Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (11), Kelps disse que a substância é capaz de amenizar os efeitos de algumas doenças, tais como as crises epiléticas. “Existem tipos de doenças que podem ser tratadas com medicamentos à base do canabidiol, atingindo efeitos espetaculares. Estive reunido com algumas mães que me relataram experiências de filhos que melhoraram após o uso terapêutico da substância”.

Segundo Kelps, há crianças epiléticas que chegam a sofrer cerca de 300 convulsões por semana, e após o uso diário do composto, minimizam as crises, passando a desenvolver cerca de duas convulsões diárias.

O deputado relatou que a maior dificuldade enfrentada pelas famílias para a aquisição da substância é o fato de ainda não haver no Brasil regulamentação para o composto, fazendo com que o mesmo seja adquirido no exterior sob altos custos - aproximadamente 500 dólares uma caixa que atende um mês de uso.

“Vamos propor audiência com o Conselho de Medicina e vamos levar esta causa ao governo para que ele aja em prol dos pequenos potiguares que não possuem condições para adquirir estes medicamentos”, afirmou. O deputado finalizou dizendo que ainda hoje se reuniria com a Casa Civil para discutir o assunto

Álbum de fotos

Acesso Rápido