Selo Unale
Márcia Maia aborda o pioneirismo da mulher potiguar na democracia

26/02/2015

Durante o pronunciamento desta quinta-feira (26) na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Márcia Maia (PSB) lembrou a realização do Ato Público pelo Dia Nacional do Voto Feminino realizado na última terça-feira (24). O evento foi realizado no calçadão da Rua João Pessoa, Centro da cidade e também teve participação e iniciativa da deputada Cristiane Dantas (PCdoB) e da vereadora de Natal Júlia Arruda (PSB).

“O Ato não foi realizado para comemorar, pois não temos que comemorar um direito, e sim fazer algo para marcar o momento e incentivar uma reflexão que a participação da mulher é importante na democracia em que se vive”, disse a parlamentar.

Há 83 anos, a mulher conseguiu ter direito ao voto, mas antes da regulamentação do voto feminino, o Rio Grande do Norte foi pioneiro. “A mossoroense Celina Guimarães Viana depositou na urna o seu voto se tornando a primeira eleitora na cidade e ainda hoje esse pioneirismo é relembrado como fato marcante para a cidade”, disse.

Outro assunto discutido pela deputada foi a redução na alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV). A deputada afirma que é louvável a iniciativa do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), que nesta quinta-feira (26) assina um decreto reduzindo o QAV.

Márcia Maia entende que a redução na alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação vai contribuir para melhorar a situação do turismo no Rio Grande do Norte que se encontra em crise. Segundo ela, por causa do imposto, o RN recebe poucos voos e um alto valor de mercado, em relação a outros estados.

A deputada juntamente com o deputado Hermano Morais (PMDB) são autores de um projeto de lei que trata exatamente da redução do percentual do imposto.

Acesso Rápido