Selo Unale
Márcia pede retomada de políticas para geração de emprego e renda

19/03/2015

O estímulo ao empreendedorismo, através da oferta de cursos de capacitação e qualificação profissional foi o destaque do pronunciamento da deputada Márcia Maia (PSB) na sessão plenária desta quinta-feira (19). A parlamentar alertou que é preciso minimizar os crescentes índices de desemprego recentemente divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“Não vim aqui só expor os dados negativos em relação ao Estado, mas quero chamar a atenção do Governo e, sobretudo, de quem conduz a política de emprego e renda. É urgente a geração de resultados positivos através de políticas públicas nesta área”, disse a parlamentar.

Márcia Maia citou dados da recente pesquisa do Ministério do Trabalho, que revelou um aumento na fila do desemprego no Brasil. No Rio Grande do Norte foram eliminadas 4.013 vagas com carteira assinada no mês passado, sendo as principais nos setores da indústria, agropecuária e construção civil.

Segundo o estudo do Ministério, em nosso Estado as demissões superaram as contratações em seis das oito atividades econômicas analisadas e atingiram principalmente a indústria e quem trabalhava na “indústria química” - que engloba usinas de álcool e açúcar - e em fábricas têxteis e de vestuário.

Outra sugestão da deputada foi a retomada das Centrais do Trabalhador: “É fundamental ter essa política reativada, promovendo a qualificação dos trabalhadores e assim estimulando o empreendedorismo”, afirmou Márcia Maia.

Agentes Penitenciários

NO discurso, a deputada Márcia Maia falou da importância do trabalho dos agentes penitenciários, principalmente na crise que se instalou no sistema prisional. Ela solicitou que a Assembleia Legislativa seja intermediadora da categoria com o Governo, atendendo as reivindicações da classe.

“Essa é uma das profissões mais perigosas do mundo e eles precisam ter mais qualidade de vida, treinamento contínuo e valorização salarial”, defendeu Márcia.

 

 

Acesso Rápido