Parlamentar propõe que sugestões para aeroporto sejam debatidas

20/03/2015

Na audiência pública para discutir a utilização do Aeroporto Augusto Severo, o deputado Carlos Augusto Maia (PT do B) sugeriu que seja formada uma mesa de discussão capitaneada pela Assembleia Legislativa e pelo Governo do Estado para avaliar todas as propostas apresentadas pelas entidades participantes. Os dois projetos para utilização da área onde funcionou o aeroporto foram apresentados pela Fecomércio e Aeronáutica. “A ideia é que seja encontrada uma solução que também vá ao encontro dos anseios da população”, disse o deputado.

O debate reuniu representantes do governo, do setor de comércio, turismo e da Aeronáutica no auditório da Casa nesta sexta-feira (20). O propositor da audiência a considerou produtiva, mas fez uma ressalva no tocante ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante: “A audiência caminhou bem com as propostas aqui apresentadas, mas infelizmente foi deficitária quanto à nossa contribuição para o Aeroporto Aluizio Alves, pois não podemos avaliar o que o aeroporto está precisando hoje para chegar à sua plenitude”, afirmou o parlamentar.

Carlos Augusto ressaltou que o tema era relevante, não somente por ser um problema do município de Parnamirim, mas de todo o Estado. O presidente da Câmara de Parnamirim, vereador Ricardo Gurgel (PSB), fez um apanhado histórico sobre a importância do aeroporto para o município ao longo dos anos e disse que milhões de reais em impostos se “evaporaram” do município, com a desativação do Augusto Severo e cobrou: “Queremos que os políticos que de forma assertiva apoiaram o fim do aeroporto tenham a sensibilidade de repor o que Parnamirim tem de fato e de direito, discutindo e propondo”, disse.

Participantes da audiência relataram sua preocupação com a desativação do aeroporto. O deputado e ex-prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves (PDT), fez um apanhado histórico da trajetória do aeroporto e sua relação com a cidade: “Parnamirim surgiu como subúrbio de Natal, mas veio se desenvolvendo sem a participação do serviço público, tendo como suporte a Base Aérea. Aquela área tem uma importância singular na logística. Buscamos soluções que no mínimo substituam a receita que a cidade tinha com o aeroporto”, disse Agnelo.

Projeto

O representante da Fecomércio, Marcos Guedes, apresentou um projeto da entidade: a criação de um complexo cultural aeroespacial e um novo centro de convenções para a Grande Natal no local, ambos de incentivo ao turismo e defendeu: “Só em eventos são gerados no País mais de sete milhões de empregos e queremos incentivar uma maior participação da iniciativa privada”. A proposta da Federação do Comércio foi respaldada pelo secretário estadual de Turismo, empresário Ruy Gaspar: “Acho que resgataria a perda que Parnamirim teve e iria ganhar até muito mais porque o aeroporto estava saturado e todo mundo sabe disso”.

Centro Cultural

O brigadeiro do ar Hudson Potiguara, comandante da 1ª Força Aérea (FAB), apresentou o projeto de utilização do antigo aeroporto, que prevê um Centro Cultural, um Centro Integrado de Formação de Pilotos de Helicóptero, um Centro de Treinamento Operacional e um espaço a ser ocupado pelo serviço social da FAB em atendimento aos militares da ativa. A proposta é resgatar o vínculo com o sítio histórico que tem fortes ligações com a cidade.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH),  Enrico Fermi disse que as duas propostas – da Fecomércio e a da Aeronáutica são duas grandes contribuições que precisam ser rapidamente analisadas: “O governador tem demonstrado atitudes positivas e precisamos ver qual o melhor rumo a ser tomado”, disse.

Aeroporto Aluizio Alves

O superintendente do Aeroporto Internacional Aluizio Alves, ressaltou sua importância para a economia do Estado e anunciou que em breve Natal contará com um vôo direto e regular para a Argentina. O superintendente defendeu que o aeroporto não seja visto como “uma pedra para o RN”, mas uma porta de entrada. “É uma realidade e não retroagirá. Hoje temos três mil empregos implantados no novo complexo aeroportuário, enquanto no Augusto Severo eram apenas 1.500 empregos. Aqueles que pensaram como águia sabem que não se constroi um complexo aeroportuário dessa magnitude do dia para a noite. Precisamos de infraestrutura”, disse.

Ao final do debate, Carlos Augusto anunciou que as propostas de todos os setores serão levadas ao governo para estudo: “Vamos levar em conta todos os agentes aqui envolvidos e os anseios da população. É importante que todas as decisões tenham o aval popular também”, afirmou o deputado. Também participaram do debate os deputados Álvaro Dias (PMDB), Hermano Morais (PMDB), Márcia Maia (PSB), Agnelo Alves (PDT) e Jacó Jácome (PMN), vereador de Parnamirim Geovani Júnior (PSD), representantes da FIERN e Fecomércio.