Deputados homenageiam ex-ministro Almino Affonso e Instituto Histórico do RN

27/03/2015

Em sessão solene realizada nesta sexta-feira (27), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte comemorou os 113 anos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN). Durante a solenidade, proposta pelo deputado estadual Ricardo Motta (PROS), também foi feita a entrega da Medalha do Mérito Legislativo ao ex-ministro e ex-deputado federal, Almino Monteiro Alves Affonso.

“O Instituto Histórico e Geográfico do RN é uma fortaleza de resistência na missão árdua de preservar a memória do nosso Estado. Reforço o apoio da Casa ao instituto por meio da destinação de emendas ao memorial”, afirmou Ricardo.

Em seu discurso de abertura, Ricardo Motta fez uma abordagem histórica sobre os 113 anos do IHGRN e elogiou a administração que vem sendo feita por Valério Mesquita, presidente do instituto. O parlamentar comentou que o próximo desafio será o processo de digitalização dos arquivos do memorial.

Em 2013, a instituição passou por uma reforma em seu prédio graças a destinação de recursos por meio de emendas de alguns deputados estaduais, incluindo Ricardo Motta.

Durante a solenidade, Valério Mesquita recebeu das mãos de Ricardo Motta e do presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PMDB), uma placa comemorativa alusiva aos 113 anos do IHGRN e reforçou a necessidade da restauração dos arquivos do memorial. “Nosso acervo está à mercê das variações do clima e precisa ser restaurado sob o risco de comprometermos a história do Rio Grande do Norte”, comentou Valério Mesquita.

Ao lado dos deputados Ezequiel ferreira (PMDB), Getúlio Rego (DEM), José Dias (PSD) e Agnelo Alves (PDT), Ricardo Motta também prestou homenagem ao ex-ministro Almino Affonso com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo.

“Dedicamos a Almino Affonso a mais importante e honrosa distinção desta Assembleia Legislativa. Almino foi um notável defensor dos direitos sociais. Reserva moral, política e militante da liberdade”, disse Ricardo Motta.

Em discurso, Almino Affonso relembrou a sua amizade com Clóvis Motta, pai de Ricardo e agradeceu aos deputados. “É uma homenagem muito generosa. As palavras que me foram conferidas hoje serão eternamente guardadas em minha lembrança”, declarou Almino Affonso.

Também participaram da solenidade os deputados Álvaro Dias (PMDB) e Márcia Maia (PSB), Hudson Pereira de Brito, secretário de Relações Institucionais do RN, Francisco Potiguar Cavalcanti Junior, conselheiro do Tribunal de Contas, Publio Jose, chefe da assessoria de relações institucionais. da Prefeitura de Natal, José Nazareno Vieira da Nóbrega, reitor do Seminário de São Pedro e Daniele Rodrigues, primeira tenente do 3º Distrito Naval do RN.

Almino Affonso

O homenageado foi ministro do Trabalho e Previdência no governo de João Goulart. Cassado pelo Golpe de 1964, Almino Affonso viveu 12 anos no exílio.

No retorno ao Brasil, ocupou diversas funções públicas, em gestões ou mandatos eletivos. É autor de várias obras, dentre as quais: Raízes do Golpe; Parlamentarismo, Governo do Povo; Almino Affonso – Tribuno da Abolição; e o mais recente 1964 na Visão do Ministro do Trabalho de João Goulart.