Kelps Lima alerta para crise no hospital de Currais Novos

28/04/2015

Os problemas no Hospital Regional de Currais Novos, inclusive o recente pedido de exoneração dos diretores alegando falta de estrutura, foram o principal tema do pronunciamento do deputado Kelps Lima (SDD) na sessão plenária desta terça-feira (28). A maioria dos parlamentares presentes se solidarizou em aparte, endossando a necessidade de melhorias no sistema de saúde pública do RN como um todo.

“A situação é gritante. Se a população de Currais Novos precisar de um raio X, os médicos enviam para o hospital municipal de Lagoa Nova. Caso precise de uma pequena cirurgia, não tem como fazer. Crise no sistema hospitalar acarreta em mortes e o Governo deve ter uma ação mais ágil em relação à saúde”, afirmou Kelps, que participou de um protesto promovido pela população, no sábado passado (25), contra a precariedade dos serviços.

O parlamentar afirmou que as medidas para os problemas que o RN passa não podem ser paliativas, mas ações com planejamento. O deputado Nelter Queiroz (PMDB) pediu aparte, afirmou que a pauta era oportuna e parabenizou Kelps por abordar um tema tão importante ao Estado. Nelter disse que outros hospitais nas demais regiões também passam por situação semelhante.

Referência

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB) fez um breve histórico sobre o agravamento da crise, há cerca de dois anos, quando o Governo encerrou a parceria com a instituição filantrópica com a qual trabalhava.

“Na hora em que faltavam os insumos, a entidade filantrópica muitas vezes custeava e sua estrutura era utilizada pelo hospital regional sempre que necessário. A partir da separação houve um desabastecimento e muitas coisas começaram a faltar”, afirmou Ezequiel Ferreira.

Ezequiel afirmou que esteve reunido com o secretário de saúde do RN, Ricardo Lagreca, que o informou sobre o projeto do Governo de fortalecer os hospitais regionais. “A ideia é diminuir o número desses hospitais e fortalece-los para que sejam verdadeiros cinturões dos hospitais, evitando o envio de grande volume de pacientes para Natal, problema que acontece porque estão quebrados, desabastecidos e sem médicos e esta realidade encontramos em praticamente todos os hospitais regionais”, afirmou o parlamentar.

O presidente disse que devido ao seu porte, infra-estrutura e capacidade dos profissionais, o hospital de Currais Novos sempre foi referência para outros municípios. Também apartearam Kelps os deputados Galeno Torquato (PSD), Tomba Farias (PSB), Fernando Mineiro (PT), Getúlio Rêgo (DEM) e Raimundo Fernandes (PROS). Tomba fez um apelo para que o hospital fosse reaberto, pois a população vive um momento de muita dificuldade. Fernando Mineiro sugeriu um projeto para redefinição dos papeis das unidades de saúde e frisou que regionalizar não é fechar.