180 anos: Parlamento é porta de entrada para a vida pública

29/05/2015

O legislativo, seja ele no âmbito municipal, estadual ou federal, é, na maioria das vezes, o primeiro passo para a entrada na vida pública. No caso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, assim como outros parlamentos, os exemplos daqueles que ingressaram pela na Casa e depois abraçaram outros cargos são muitos.

Um  dos casos mais emblemáticos do cenário político atual é o do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), que exerceu seis mandatos na Casa e a presidência da Mesa Diretora por duas gestões. Como deputado, Robinson manteve um perfil municipalista. Eleito vice-governador em 2010, acumulou o cargo com a secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos por dez meses.

O atual vice-governador Fábio Dantas (PC-do-B) também entrou na vida pública pelo parlamento estadual e tem uma experiência anterior centrada na administração pública: foi secretário de saúde de São José de Mipibu e também ocupou a chefia de gabinete. O vice-governador já foi assessor judiciário do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. "No legislativo tive a oportunidade de elaborar leis e requerimentos em benefício das diversas regiões do nosso Estado", afirma Fábio. Sua esposa Cristiane Dantas, do mesmo partido, exerce agora seu primeiro mandato parlamentar.

Recém egresso do legislativo do RN, onde exerceu dois mandatos, Walter Alves (PMDB) continua suas atividades parlamentares e ocupa atualmente uma vaga na Câmara Federal. Sobre a experiência nos oitos anos de mandato ele diz: “Ter sido deputado estadual proporcionou muito conhecimento e serviu como base para o nosso mandato na Câmara dos Deputados. Agora, esses trabalhos são estendidos para todo o território nacional. A Assembleia tem um papel importante não apenas na vida dos parlamentares que lá estão ou estiveram, mas também na vida de todos os potiguares”, afirma Walter".

Esse foi o mesmo caminho do deputado Antônio Jácome (PMN), que antes de seguir para a Câmara, exerceu quatro mandatos na Assembleia Legislativa, os dois primeiros intercalados como vice-governador de Wilma de Faria (PSB). Antes, Jácome havia sido vereador em Natal. "Na Assembleia tive experiências engrandecedoras. Lá fui líder do governo, presidi Comissões importantes, como a de Saúde. Pratiquei e testemunhei a importância que o poder da circulação de ideias, generosidade, solidariedade e trabalhar para um amanhã melhor tem para a da vida de cada cidadão", afirmou o deputado.

Outros ex-deputados continuaram seu trabalho na administração pública ou na iniciativa privada, dedicados a projetos pessoais, mas sem se afastar da política e de suas bases de trabalho.