Selo Unale
Souza solicita estudos sobre potencial produtivo do gás natural

29/05/2015

Por considerar que o incentivo do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (PROGÁS), onde o Rio Grande do Norte é o único Estado que subsidia o gás natural para a indústria, ainda é pouco quando comparado ao potencial de exploração, o deputado Souza (PHS) encaminhou requerimento ao governador Robinson Faria (PSD) e ao secretário de Desenvolvimento Econômico Paulo Roberto Cordeiro, solicitando estudos sobre o potencial produtivo de gás natural no Estado.

“Poucos sabem as vantagens do gás natural em relação ao Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Temos um imenso potencial de produção. Porém, atualmente o Brasil importa da Bolívia 30 milhões de metros cúbicos de gás natural, por dia, por meio do gasoduto que vai de Corumbá (MS) a Campinas (SP), afirma Souza.

O parlamentar argumenta ainda que estimativas da Agência Internacional de Energia mostram que a produção de gás sem terra no Brasil pode passar dos atuais três bilhões de metros cúbicos ao ano para 20 bilhões de metros cúbicos em 2035. No entanto, o País só alcançará essa produção se adotar medidas que fortaleçam a exploração do combustível.

“Aqui no Estado já dispomos do incentivo do PROGÁS, porém ainda é pouco em relação ao nosso potencial produtivo. Nesse sentido solicitamos estudos urgentes sobre esse potencial para que assim possamos divulgar e atrair ainda mais investidores, gerando mais emprego e renda para o Rio Grande do Norte”, concluiu o deputado em sua justificativa.

 

 

Acesso Rápido