Sessão Solene homenageia economistas na Assembleia

13/08/2015

Por propositura do deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou nesta quinta-feira (13) sessão solene em alusão ao Dia do Economista. Na ocasião, profissionais da economia receberam homenagens dos deputados presentes.

“Num período como esse, de crise, a importância do economista fica ainda mais evidente. Trata-se do profissional que busca, todos os dias, compreender, modelar e prever o comportamento das pessoas, das instituições e, de forma destacada, dos fenômenos econômicos. Um trabalho muitas vezes invisível, mas que cujos resultados estão presentes de várias maneiras em nosso dia a dia”, disse o deputado estadual Carlos Augusto Maia.

O parlamentar afirmou que a Assembleia Legislativa é parceira da categoria, que segundo ele, exerce um trabalho que dá a estabilidade e condições de enfrentar crises. Durante a sessão solene, a Assembleia homenageou os economistas Leovigildo Cavalcanti, presidente do Conselho Regional de Economia (CORECON) e Marco Formiga, ex-prefeito de Natal. Além disso, foi entregue premiação para os vencedores do XV Premio RN de Economia 2015, promovido pelo CORECON.

Marco Formiga se pronunciou em nome dos homenageados. O profissional falou sobre a sua trajetória no serviço público e falou do papel do economista neste momento por que passa o País. “Por causa da instabilidade política, estamos mal na economia. Temos uma responsabilidade muito grande, existe uma população que precisa ser atendida. Defendo que a universidade saia da concha e vá para a base da economia”, disse ele.

O presidente do CORECON, Leovigildo Cavalcanti, fez a entrega de uma série de proposições do conselho e ainda entregou certificado de honra ao mérito ao deputado Carlos Augusto. “Propomos que seja criada uma lei que obrigue cursos e oficinas sobre educação financeira”, explicou Cavalcanti.

Estavam presentes na solenidade, Roberto Olinto, diretor de pesquisa do IBGE, Ricardo Valério, vice-presidente do CORECON, Sidney Pascoutto, vice-presidente do CORECON-RJ. Representando o Sindicato de Economia, Airton Soares Costa, o reitor da UERN Pedro Fernandes, General Antônio Carlos Pinto, representando a sétima Brigada de Infantaria Motorizada.